cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Modelagem
Informações sobre as ferramentas de modelagem do Archicad, conexões de elementos e conceitos básicos de modelagem.
SOLUCIONADO!

TRAÇADO MEP

zack
Colaborador(a)

Olá gente. 

Recentemente atualizei o Archicad para a versão 28 (eu utilizei a 26). Porém, ao tentar usar o MEP traçado para desenhar um tubo hidrossanitário, aparece a mensagem de erro mostrada na imagem.

Já tentei de tudo: atualizar a ferramenta, voltar a vincular a biblioteca MEP no Gerenciador de Bibliotecas, mas nada resolveu — o erro permanece.

Alguém poderia saber uma solução? Ficaria muitíssimo grato.

Sistema operacional usado: Mac Sequoia baseado em Intel

Operating system used: Mac Intel-based 15

Captura de Tela 2025-09-21 às 19.06.46.pngCaptura de Tela 2025-09-21 às 18.18.01.png

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Solução
Victor_Tatrai
Impulsionador(a)

Oi @zack ,

Acredito que o erro se refere às preferências das especificações do traçado.
Tenta acessar essa janela:  Opções > Preferências do Projeto > Especificações do Traçado
E lá você consegue editar tudo isso.

Aqui nesse link tem o passo-a-passo explicando!
Vê se dá certo e avisa. Valeu!

Victor Tatrai
Senior BIM Advisor (ex-Graphisoft / ex-Autodesk)
Certified BIM Manager
Contact for consultancy: +5583999217954 / jvtatrai@gmail.com

Exibir solução no post original

3 RESPOSTAS 3
Solução
Victor_Tatrai
Impulsionador(a)

Oi @zack ,

Acredito que o erro se refere às preferências das especificações do traçado.
Tenta acessar essa janela:  Opções > Preferências do Projeto > Especificações do Traçado
E lá você consegue editar tudo isso.

Aqui nesse link tem o passo-a-passo explicando!
Vê se dá certo e avisa. Valeu!

Victor Tatrai
Senior BIM Advisor (ex-Graphisoft / ex-Autodesk)
Certified BIM Manager
Contact for consultancy: +5583999217954 / jvtatrai@gmail.com
zack
Colaborador(a)

Olá Victor, Bom dia! 

Primero quero agradecer muito o seu retorno. 

Fiz o processo e li cada linha do passo a passo. Contudo, quando tento criar um novo conjunto de preferências para tubos (por exemplo), esse novo conjunto simplesmente desaparece. Eu gravei a tela para demonstrar isso — seria uma gentileza sua se pudesse olhar. Outra questão é que, nos segmentos do tubo, cotovelo do tubo ramal, etc., ou em qualquer subconjunto que esteja dentro das categorias Tubos, Dutos e/ou Cabos, não há tabelas de dimensões. No passo a passo, elas aparecem prontas, como se viessem por padrão. Existe algum lugar onde eu possa baixar essas tabelas para importá-las? No vídeo, eu também gravei a ausência delas.

link do vídeo: https://youtu.be/yXXgHfxKAj0 

zack
Colaborador(a)

Prezados,

Retorno com a informação de que o problema foi solucionado. Gostaria de compartilhar alguns detalhes adotados, caso alguém mais passe por isso. Primeiro, efetuei a atualização para o Archicad 29. Depois, o problema persistiu. Peguei um projeto em que já havia modelado todas as tubulações, ou seja, nesse arquivo PLN constavam todas as especificações de traçado MEP, bem como seus conjuntos de preferências e as respectivas tabelas de dimensões.

Em resumo, exportei os conjuntos de preferências e as tabelas e as importei para o novo projeto, conforme abaixo:

No perfil MEP
Opções >> Preferências do Projeto >> Especificações do Traçado >>

Na opção faltante, que no meu caso foi em Tubos, no projeto de referência, exportei essas informações pelos botões em destaque. Depois, no projeto com o erro, as importei.

Vale destacar que importar não basta. É preciso que, nas definições do elemento (no meu caso, Command+T), sejam selecionadas as tabelas faltantes em cada subconjunto, conforme a imagem 2 em anexo.

img2.pngimg1.png

Informações de configuração fornecidas pelo autor

Ainda com dúvidas?

Explore mais conteúdos

Voltar aos fóruns

Confira soluções recentes

Soluções aceitas

Inicie nova conversa!