em 2025-02-08 11:11 AM
Ao migrar para o Archicad 28, nossos objetos criados com Library Part Maker pararam de funcionar. A visualização 2D não funciona mais. Existe alguma solução na comunidade para este problema?
Além disso, ao instalar o Library Part Maker no Archicad 28 e tentar criar um objeto, o seguinte erro acontece:
Qual seria a solução para estes problemas?
em 2025-02-12 12:00 PM - editado pela última vez 2 semanas atrás
Olá, @Diego Barreto
Tudo bem?
O Guia de Migração do Archicad 28 traz um passo a passo para ajustar Itens da Biblioteca personalizados criados com o Library Part Maker. Para garantir a compatibilidade com os pacotes de biblioteca atualizados, você precisa substituir os itens da biblioteca monolítica por seus equivalentes na biblioteca global e salvar novamente os objetos. Isso é essencial, pois itens que dependem da biblioteca monolítica não funcionarão no novo sistema.
As recomendações do guia são:
Sobre o aviso de erro no Library Part Maker, se você recebeu uma notificação informando que os arquivos de template do Library Part Maker não estão carregados, o problema pode estar relacionado a arquivos .libpack ausentes. Para corrigir isso, clique em Arquivos > Bibliotecas e Objetos > Gestor da Biblioteca e adicione a pasta encontrada em Pacotes de Bibliotecas do Archicad > Library Part Maker.libpack. Isso garantirá que os arquivos necessários sejam carregados corretamente.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert
2 semanas atrás
Olá. Tenho problema semelhante. Objeto criado pelo LPM apresenta erro "Símbolo 2D inválido. Abra o item da biblioteca e verifique o Texto 2D" depois de migrar para Biblioteca Global. Segui todas as instruções acima mas não resolveram. Há algum tópico que esclareça como corrigir o Texto 2D, conforme indica o erro? OBS. É um objeto customizado (salvo na nossa Biblioteca própria)
2 semanas atrás - editado pela última vez 2 semanas atrás
Olá, @Fernando guerra
Tudo bem?
Se você fez o processo de ajuste dos Itens da Biblioteca personalizados criados com o Library Part Maker para a Biblioteca Global, recomendo verificar estes dois pontos:
No Gestor da Biblioteca, confirme se o pacote relacionado ao Library Part Maker está carregado e, se não estiver, vincule-o em Pacotes de Bibliotecas do Archicad > Library Part Maker.libpack.
Verifique se a sua Biblioteca Global está atualizada para a última versão disponível. Você pode conferir e baixar as versões mais recentes da biblioteca nesta página.
Você poderia conferir esses itens e me dizer se algum deles ajudou a resolver o erro?
Rita Gurjão
Community Expert
2 semanas atrás
Oi Rita. Não funcionou. Seguindo outra dica de ativar o "interromper em caso de erro", o objeto apresenta mensagens deste tipo de Macro "GetPlanViewGlobals"
2 semanas atrás - editado pela última vez 2 semanas atrás
Oi, @Fernando guerra
Obrigada pelas informações.
Pelo que pesquisei, a macro GetPlanViewGlobals pertence à antiga biblioteca monolítica. Em outra postagem que encontrei, foi explicado que o erro acontece porque o objeto foi salvo em um sistema de biblioteca (monolítica) e está sendo usado em outro (global). Em outras palavras, se o objeto foi salvo com o Library Part Maker enquanto a biblioteca monolítica estava vinculada, ele só funciona corretamente com essa biblioteca.
Por isso, a melhor solução é salvar o objeto novamente no Library Part Maker, desta vez vinculando os itens dos pacotes da Biblioteca Global em vez da biblioteca monolítica. Assim, o objeto passa a funcionar integrado aos pacotes da biblioteca e deixa de depender da biblioteca monolítica, como foi recomendado na primeira resposta deste tópico.
Outra alternativa seria tentar adicionar a macro que está faltando a partir da Biblioteca de Migração Monolítica (onde fica o arquivo GetPlanViewGlobal.gsm), mas isso manteria a dependência da biblioteca antiga. Por isso, o mais recomendado é reabrir o objeto no Library Part Maker e salvá-lo novamente vinculando os itens dos pacotes da Biblioteca Global.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert
2 semanas atrás
Ok faremos isso, obrigado Rita.