2026-01-29 02:08 PM - editado 2026-01-29 02:12 PM
Olá! Sou usuária nova do Archicad, e fiz um curso básico, que não mostrou como lançar símbolos e fazer legenda de acabamentos.
Já tentei de duas formas:
1ª: lancei símbolo por símbolo com os rótulos que tenho de uma biblioteca adquirida, e editei o texto com o número de cada acabamento, mas ele não puxa a informação dos acabamentos no ambiente (somente o de piso). *imagem 01
2ª: utilizei o selo de zona BRA e indiquei os acabamentos de cada ambiente, também somente por número digitado nas configurações da zona. *imagem 02
Porém nenhuma dessas duas formas automatiza a planta de acabamentos, ou seja, não tenho como linkar os dados com os acabamentos para gerar uma legenda automática. A dúvida é, existe uma forma de fazer isso? Caso sim, qual seria?
Obrigada!
em 2026-01-29 02:20 PM
Oi @nathaly_tria
Uma forma de automatizar seria utilizando a informação da superfície dos elementos, assim você consegue extrair área e a identificação nas tabelas, e também pode utilizar rótulos na documentação.
em 2026-01-30 10:04 AM
Oi @nathaly_tria !
Sim, existem formas de automatizar o processo. Como a Aline falou, dá pra puxar pela superfície que foi aplicada nas paredes através de rótulos e puxando automaticamente em tabela essas informações. Separei o vídeo 01 que é uma forma de fazer isso:
Vídeo 01:
https://www.youtube.com/watch?v=KXJ0X7X4ADY
No vídeo 02, é uma mistura do que você está fazendo com a tabela de superfícies. Não é exatamente automatizado, porém é um outro caminho.
Vídeo 02:
https://www.youtube.com/watch?v=JDjy6O8M_cA
Existe uma outra forma de fazer o que o vídeo 01 explica, criando propriedades no modelo e usando rótulos que extraem essa propriedade. Mas explicar isso por aqui é complexo.
Veja se o vídeo 01 atende sua demanda!