cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Sua opinião é importante para nós!
Participe da pesquisa sobre a tela inicial e as dicas de ferramentas/tutoriais rápidos do Archicad 28

Documentação
Informações sobre as ferramentas de documentação do Archicad, Vistas, Filtros de Vista, Leiautes e publicação.
SOLUCIONADO!

Como cotar em metros e polegadas simultaneamente?

karina_zanon1
Colaborador(a)

Bom dia, pessoal! 

Tenho um projeto em pés e polegadas que precisa ser cotado tanto em metros quanto em polegadas. 

Gostaria que as cotas aparecessem dessa forma. É possível? Ou talvez criar um rótulo que converta essas unidades?

cotas.jpg.jpeg

Obrigada!

1 SOLUÇÃO ACEITA

Soluções aceitas
Solução
Carolina Timbo
Treinador(a) Certificado(a)

Oi Karina,

A solução do Ruben é melhor, pois é uma ferramenta feita para realizar o que você precisa. Porém, se você estiver precisando disso com urgência, tem uma forma de conseguir esse resultado.

Você pode cotar normalmente seu projeto em metros, em seguida criar em Preferências de Projeto > Dimensões uma opção para cotar em polegadas, e depois criar uma folha de trabalho independente para cotar em polegadas. Já na prancha você sobrepões esses dois desenhos e o resultado final será bem próximo a esse que você colocou com exemplo. (imagem 2)

Para que ambas as cotas pareçam estar na mesma linha de chamada, eu usaria um afastamento igual do objeto cotado (por exemplo: 40cm) e em uma delas eu ativaria a opção Mostrar apenas texto de cota nas definições da cota (ver imagem 1). 

É uma solução com alguns passos a mais, mas acredito que resolve se você estiver precisando com urgência.

Espero ter ajudado. 

imagem 2.pngimagem 1.png

Exibir solução no post original

4 RESPOSTAS 4
Ruben Millon

Existe um addon que resolve isso nas versões internacionais, que por que eu não sei não se encontra na versão brasileira.

O nome dele é secondary dimension.

Ainda não testei mas vou ver se consigo hackear na nossa versão BRA, mais infos te deixarei avisada.

Solução
Carolina Timbo

Oi Karina,

A solução do Ruben é melhor, pois é uma ferramenta feita para realizar o que você precisa. Porém, se você estiver precisando disso com urgência, tem uma forma de conseguir esse resultado.

Você pode cotar normalmente seu projeto em metros, em seguida criar em Preferências de Projeto > Dimensões uma opção para cotar em polegadas, e depois criar uma folha de trabalho independente para cotar em polegadas. Já na prancha você sobrepões esses dois desenhos e o resultado final será bem próximo a esse que você colocou com exemplo. (imagem 2)

Para que ambas as cotas pareçam estar na mesma linha de chamada, eu usaria um afastamento igual do objeto cotado (por exemplo: 40cm) e em uma delas eu ativaria a opção Mostrar apenas texto de cota nas definições da cota (ver imagem 1). 

É uma solução com alguns passos a mais, mas acredito que resolve se você estiver precisando com urgência.

Espero ter ajudado. 

imagem 2.pngimagem 1.png

Fiz isso e funcionou muito bem! É uma solução com mais passos, mas atendeu bem ao que precisava. A única diferença que fiz em relação ao que você disse é que ajustei nas definições da cota o valor em polegadas acima da linha e o em metros abaixo dela. 

Captura de tela 2023-06-23 103807.png

 Dessa forma nem precisei esconder a linha de cota porque elas se sobrepuseram exatamente.

Muito obrigada pela ajuda.

Olá Ruben!

Tenho interesse nessa solução, porque a tendência é passarmos novamente pela situação.

Me mantenha informada por favor! 

Muito obrigada!