em
2026-04-02
05:06 PM
- editado pela última vez em
2026-04-06
12:36 PM
por
Rita Gurjao
Boa tarde,
Estou com um problema em um arquivo que toda vez que eu atualizo o desenho na "viewport" na prancha ele saí da posição colocada anteriormente. Geralmente nos outros arquivos isso não acontece.
Existe alguma configuração para isso? Alguém sabe como resolver?
em 2026-04-06 01:18 PM
Olá, @Thais Camargo
Tudo bem?
Você poderia enviar um vídeo mostrando o problema? Isso vai ajudar a entender melhor o que está acontecendo. Para anexar o vídeo, basta arrastar e soltar o arquivo na área indicada pela imagem, que aparece quando você escreve uma nova resposta nesta postagem.
Aguardo mais informações para ajudar.
Rita Gurjão
Community Expert
em 2026-04-07 09:53 AM
2026-04-07 03:02 PM - editado 2026-04-07 06:27 PM
Olá Thais,
Obrigada pelo vídeo.
Existem duas causas comuns que podem provocar esse comportamento. Uma delas é quando o projeto (ou alguns elementos) está muito distante da origem (o x que aparece no ambiente de trabalho). A outra é a visualização da planta baixa estar rotacionada, de acordo com a definição de orientação da vista. Você poderia verificar se alguma dessas situações está ocorrendo no seu projeto?
Aguardo essas informações para ajudar.
Rita Gurjão
Community Expert
em 2026-04-08 10:41 AM
Oi @Thais Camargo !
Acrescentando ao comentário da Rita e pelo seu vídeo, talvez algumas configurações na sua vista estejam atualizando o seu desenho de uma forma indesejada.
Quando salvamos uma vista, temos algumas opções:
Esse estilo de salvamento pode estar influenciando na posição do seu desenho à medida que novos itens de modelagem/documentação são adicionados.
Outra coisa que poderia te ajudar seria ajustar o ponto de inserção do seu desenho para que, quando fosse atualizado, o ponto fixo dele ficasse mais próximo do ponto âncora adequado.
Verifica se isso te ajuda de alguma forma!
em 2026-04-09 09:44 AM
Oi Rita,
O projeto está modelado colado na origem, mas estamos usando a vista rotacionada nas pranchas, por causa do tamanho do desenho e da prancha. Alguns desenhos não saem da posição e outros saem.
Também notei que quando ajusto e desenho e atualizo logo em seguida ele não se move, mas se eu fecho o arquivo e abro de novo ele move.
em 2026-04-09 09:47 AM
Oi Patrícia,
Vou testar essa configuração.
Você sabe se existe alguma forma dele ignorar o zoom da vista, mas manter a rotação? Meus desenhos estão rotacionados 90º para caber nas pranchas.
em 2026-04-10 09:53 AM
Oi Thais,
Isso já aconteceu comigo. Havia salvo a vista do jeito que queria e ao puxar para a prancha ela não ia rotacionada. Tinha que fazer o processo novamente - abrir a vista e pedir para salvar com as definições atuais novamente.
Sobre a sua pergunta se pode ignorar o zoom e manter a rotação: na vista em si, não. Para a prancha, você rotaciona a vista como quiser, substitui as definições da vista pela atual e depois ajusta nas definições para o desenho ficar "centralizado". Dessa forma ele não fica com zoom, mas fica rotacionado - acredito que, talvez, esse seja o mais próximo do que você deseja.