Sua opinião é importante para nós! Participe da pesquisa sobre a tela inicial e as dicas de ferramentas/tutoriais rápidos do Archicad 28
Queridos membros da Community,
Frequentemente em nossos fóruns recebemos dúvidas sobre a ferramenta Morph. Ela é usada para criar elementos de forma livre e funciona com uma lógica e interface similares as outras ferramentas de modelagem. No entanto, existem alguns recursos do Morph que vão além das outras ferramentas de modelagem do Archicad. Para te ajudar a aprender algumas dicas e truques sobre o Morph, decidimos trazer como destaque do mês de novembro uma dúvida respondida pelo @Jose Thomas para trazer algumas dicas sobre essa ferramenta.
Os Morphs são formados por múltiplos sub-elementos (faces e arestas). Comparado as ferramentas de modelagem tradicionais, o Morph praticamente não tem limites geométricos. Cada borda e cada superfície podem ser movidas e moldadas em qualquer direção, para que você possa criar exatamente o elemento necessário para se adequar a situações específicas do projeto.
Além dos Métodos de Geometria básicos, você pode transformar qualquer elemento em Morph clicando com o botão direito do mouse e em "Converter Seleção em Morph(s)". A Vara Mágica também é muito poderosa para a criação de Morph, tocando em qualquer superfície com a Barra de Espaço pressionada, por exemplo, em uma parte de um objeto, você poderá criar um Morph.
As Definições do Morph variam de acordo com o que for selecionado. Ao selecionar sub-elementos, apenas o painel "Modelo" e os controles relevantes estarão disponíveis, dependendo se você selecionou aresta(s), vértices(s), face(s) ou uma combinação dos mesmos. Para facilitar a seleção de sub-elementos, ative o método de seleção do sub-elemento (seta branca).
Você também pode usar o atalho "Shift + Ctrl + Clique", que te ajudará a selecionar e modificar sub-elementos do Morph (faces, arestas e vértices) sem precisar mudar a seleção padrão (seta preta).
Usando a seleção de sub-elementos, você pode mover vértices, copiar faces ou arestas e fazer operações de multiplicação. Você também pode atribuir diferentes superfícies para cada uma dessas faces.
Use o menu "Plano de Edição" clicando com o botão direito do mouse para deslocar o plano de edição verticalmente, alternar entre as posições horizontal e vertical, escolher a partir de uma face existente ou bloquear a vista perpendicular ao plano de edição. Ele te ajudará a ter maior controle e precisão da modelagem.
Você também pode usar o comando "Alongar Caixa" da Paleta Flutuante para transformar a forma de seus elementos. Com ele estique a partir de uma face para obter um alongamento unidimensional, selecione uma aresta para restringir o comando alongar em um plano ou escolha um nó para uma transformação.
Para mais detalhes sobre a ferramenta, leia os nossos artigos Ferramenta Morph e Modifique a segmentação do Morph. Não deixe de conferir a postagem original do fórum e, se desejar, deixe uma curtida para ela.
Parabéns ao @Jose Thomas por compartilhar seu conhecimento e se destacar na dica do mês! Sua valiosa contribuição promovem uma comunidade mais forte e aumentam o conhecimento de todos os usuários!