cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Sua opinião é importante para nós!
Participe da pesquisa sobre a tela inicial e as dicas de ferramentas/tutoriais rápidos do Archicad 28

Interoperabilidade
Informações sobre a integração com soluções de terceiros como Revit, Solibri, dRofus, Bluebeam, e análise estrutural, além de troca baseada em IFC, BCF e DXF/DWG.

Exportação correta de tramas em mapas no tradutor DWG

Patricia Angelim
Treinador(a) Certificado(a)

Oi, pessoal! 

Tudo bem? 

Tenho uma dúvida aqui sobre a conversão de tramas quando falamos de modelo x mapa.

Tenho um tradutor dwg que configurei e quando exporto minha prancha o meu desenho de planta baixa vai do jeito que é pra ser, com as tramas corretamente aplicadas. Entretanto, no mapa, na pré-visualização 2D, as tramas não são possíveis de serem vistas, como se sua escala estivesse muito grande.

Aqui um exemplo (aumentei a escala pra caber mais coisas na prancha, ignorem os textos). É possível, nessa imagem, ver que, no CAD, em planta, consigo ver todas as minhas tramas aplicadas em planta baixa, mas na minha legenda (feita com o mapa automático), não consigo visualizá-las.

PatriciaAngelim_0-1717729069333.png

Em comparação com o Archicad, como deveria ser:

PatriciaAngelim_1-1717729150020.png

O mapa e a prancha estão na mesma escala e já tentei alterar a escala do mapa para ver se altera em alguma coisa, mas não obtive sucesso.

O que notei é que tramas configuradas para "redimensionar à planta" vão com escala muito grande para o DWG, enquanto "escala independente" vão adequadamente para o DWG.

Alguém saberia me explicar o motivo pelo qual isso acontece e se teria solução sem precisar fazer conversão de tramas no tradutor?

Operating system used: Windows

1 RESPONDER 1
Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Olá, @Patricia Angelim 

Obrigada por trazer a sua dúvida para a Community!

O Suporte Técnico nos informou que esse problema é causado por uma combinação de dois aspectos diferentes e um deles é uma limitação do Archicad para exportação de arquivos DWG.

Segundo a equipe, quando exportamos qualquer desenho do Leiaute, os padrões das Tramas são redimensionados porque a escala considerada é a 1:1, ou seja, é independente da escala que definimos na Vista. Porém, os Mapas tem um processo de exportação diferente em comparação com outras Vistas, como Plantas, Cortes e Elevações. Como escrevi anteriormente, nessas Vistas é considerado os elementos da Vista de Origem, mas no caso dos Mapas é considerado o que está no Leiaute, então nesse caso, o desenho que é explodido em tramas, linhas e textos. Por isso, temos a diferença na escala das Tramas, fazendo parecer que faltam Tramas.

Ambos esses comportamentos são esperados, mas juntos eles produzem um resultado indesejável. Por isso, a equipe de Suporte Técnico registrou um desejo (WISH-13907) para que os Mapas sejam salvos como as outras Vistas. Além da solução alternativa que você encontrou, eles sugeriram fazer a conversão de Tramas.

Espero ter ajudado!

Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Goiás, Brasil

Setup info provided by author

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas