cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Modelagem
Informações sobre as ferramentas de modelagem do Archicad, conexões de elementos e conceitos básicos de modelagem.
SOLUCIONADO!

Como extrair o comprimento em duto flexível - MEP ou Spline - 2D?

Denia Teixeira
Colaborador(a)

Estou trabalhando em um projeto onde preciso desenhar tubulações flexíveis, e extrair suas medidas de comprimento.

Inicialmente modelei em duto flexível - MEP, porém não consegui extrair os quantitativos de comprimento, pois o software entrega apenas uma valor fixo (1.95m). Simulei em tubo reto, porém a vizualização não atende ao projeto.

 

Uma outra possibilidade seria desenhar spline - 2D e extrair o comprimento, mas não consegui medir.

Como posso fazer???

 


Imagem do WhatsApp de 2023.jpgImagem do WhatsApp de 2023-01.jpg
2 SOLUÇÕES ACEITAS

Soluções aceitas
Solução
Bruna Marchiori
Treinador(a) Certificado(a)

Olá, Denia!

Sobre o duto flexível MEP, infelizmente ainda não é possível extrair o comprimento 3D (o lenght) corretamente pelo eixo da modelagem. Já rolou essa dúvida aqui na Community, inclusive falando sobre o parâmetro do objeto "MEP_StraightLenght". Clique aqui para ir ao artigo.

Sobre a spline, realmente é uma ótima ideia para seguir a representação gráfica que você postou aqui... Mas acredito que não dê para mapear esse quantitativo do elemento 2D, não consegui por aqui. Pensei em uma alternativa utilizando varinha mágica para modelar uma viga no desenho orgânico que você precisa. Funciona dessa forma? Coloquei um print abaixo do raciocínio que pensei por aqui:

BrunaMarchiori_3-1686764975464.png

 

Para modelar a viga orgânica, basta selecionar a ferramenta > aproximar o cursor do mouse sobre a spline > pressionar BARRA DE ESPAÇO e clicar sobre a spline. Pronto, temos uma viga com desenho curvo. Atenção: do jeito que fiz, vários segmentos de viga foram modelados e agrupados. Para fazer o mapa, eu renomeei todos os segmentos com mesmo nome para conseguir somar o comprimento total.

BrunaMarchiori_2-1686764907992.png

 

Acho que essa pode ser uma alternativa simples para sua modelagem e extração de quantificação. Não é perfeito ainda, visto que dá um pouco mais de trabalho para modelar desvios no eixo y (vertical) para um duto desviar do outro (em relação ao MEP), mas eu seguiria dessa forma até esse detalhe ser atualizado no Archicad 🙂

Espero que funcione por aí!


Exibir solução no post original

Solução
Bruna Marchiori
Treinador(a) Certificado(a)

Tentei por aqui como extrair o comprimento de spline (e linhas, esses tipos de elementos 2D) e consegui apenas pela paleta de informações do elemento, confira na imagem abaixo e aqui no manual do Archicad

Mapear esse quantitativo, acredito que não seja possível mesmo.


BrunaMarchiori_0-1687289099994.png

 

Exibir solução no post original

4 RESPOSTAS 4
Solução
Bruna Marchiori
Treinador(a) Certificado(a)

Olá, Denia!

Sobre o duto flexível MEP, infelizmente ainda não é possível extrair o comprimento 3D (o lenght) corretamente pelo eixo da modelagem. Já rolou essa dúvida aqui na Community, inclusive falando sobre o parâmetro do objeto "MEP_StraightLenght". Clique aqui para ir ao artigo.

Sobre a spline, realmente é uma ótima ideia para seguir a representação gráfica que você postou aqui... Mas acredito que não dê para mapear esse quantitativo do elemento 2D, não consegui por aqui. Pensei em uma alternativa utilizando varinha mágica para modelar uma viga no desenho orgânico que você precisa. Funciona dessa forma? Coloquei um print abaixo do raciocínio que pensei por aqui:

BrunaMarchiori_3-1686764975464.png

 

Para modelar a viga orgânica, basta selecionar a ferramenta > aproximar o cursor do mouse sobre a spline > pressionar BARRA DE ESPAÇO e clicar sobre a spline. Pronto, temos uma viga com desenho curvo. Atenção: do jeito que fiz, vários segmentos de viga foram modelados e agrupados. Para fazer o mapa, eu renomeei todos os segmentos com mesmo nome para conseguir somar o comprimento total.

BrunaMarchiori_2-1686764907992.png

 

Acho que essa pode ser uma alternativa simples para sua modelagem e extração de quantificação. Não é perfeito ainda, visto que dá um pouco mais de trabalho para modelar desvios no eixo y (vertical) para um duto desviar do outro (em relação ao MEP), mas eu seguiria dessa forma até esse detalhe ser atualizado no Archicad 🙂

Espero que funcione por aí!


Olá, Bruna,

Muito obrigada pela resposta e sugestão de modelagem!!

Uma dúvida, a spline eu consigo extrair o comprimento, mesmo que de forma manual, como medir uma linha reta?

 

Obrigada 🙂 

Solução
Bruna Marchiori
Treinador(a) Certificado(a)

Tentei por aqui como extrair o comprimento de spline (e linhas, esses tipos de elementos 2D) e consegui apenas pela paleta de informações do elemento, confira na imagem abaixo e aqui no manual do Archicad

Mapear esse quantitativo, acredito que não seja possível mesmo.


BrunaMarchiori_0-1687289099994.png

 

Muito obrigada, Bruna!
Vamos testar e verificar melhor solução!!
Mas estou na torcida de que duto flexível - MEP evolua...

Aprenda e conquiste certificados!

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas