em 2021-03-30 05:46 PM - editado pela última vez em 2024-07-15 03:37 PM por Rita Gurjao
Com a ajuda do add-on Corte e Aterro, você pode gerar modelos 3D do terreno representando cortes e aterros com mais rapidez e eficiência. Nele, você pode marcar o declive escavado diretamente na planta baixa, gerar automaticamente cortes 2D e 3D, como também, avaliar dados de corte e aterro.
Você pode encontrar a paleta indo em Modelagem > Extras de Modelagem > Corte e Aterro > Mostrar Paleta Corte e Aterro.
A paleta consiste em 8 comandos:
Primeiro crie o terreno.
Use a ferramenta Cobertura com o Método de Geometria "Plano-Único" para criar o platô desejado e posicione o elemento na altura correta. A cobertura deve ter espessura "0". A cobertura e a área que será preenchida deve estar no mesmo pavimento.
Selecione a cobertura e a malha e escolha o comando Criar Platô a partir da Cobertura.
Agora será perguntado se você deseja apagar a cobertura utilizada para definir a área do platô. Para quaisquer alterações posteriores, é vantajoso mantê-la.
Se, posteriormente, você fizer alterações que não precisam ser feitas por meio das definições do terreno (por exemplo, ângulo de inclinação), ou se a planta baixa não aparecer corretamente, você pode usar o botão "Atualizar terreno 2D / 3D".
A representação é então recalculada.
Um corte foi criada na planta baixa / 3D com base nas definições padrão.
Se você ativar esse platô, poderá usar o botão "Definições dos Platôs" para abrir as configurações básicas dos platôs. Nessas configurações, você define as superfícies e os ângulos de inclinação.
Você pode escolher definir o ângulo ou a proporção da inclinação.
Observação: Você pode usar essas configurações para alterar todas as arestas de talude. Para alterar aterros individuais, use as Definições do Terreno.
Se você deseja modificar um único talude, selecione o platô desejado. Em seguida, selecione as "Definições dos Taludes".
Agora você pode alterar os valores de uma única inclinação.
Use os botões de seta para navegar pelos taludes individualmente. A marca vermelha na planta baixa mostra em qual inclinação você está trabalhando no momento.
Se a sua base de corte tiver vários níveis de altura, pode acontecer que a ordem das áreas individuais não atenda às suas necessidades, ou seja, as inclinações serão calculadas a partir do nível mais alto em vez do nível mais baixo.
Neste caso, ative o platô ao qual pertence a inclinação a ser gerada.
Em seguida, abra as "Definições dos Platôs" e altere a prioridade do platô para um valor maior.
O terreno será reconstruído.
Na primeira guia, você define os pinos e cortes para o declive e a base de corte:
Você pode definir a caneta e o tipo de linha para a linha de fronteira, definir uma hachura para a base de corte, outra separada para o aterro e uma cor de linha para a linha de aterro.
Com a linha de inclinação, você também tem a opção de definir a distância entre as linhas e seu comprimento.
Na segunda guia, você controla as linhas de contorno. Se você deseja que as linhas de contorno sejam exibidas na inclinação, defina a caneta, o tipo de linha e a diferença de altura entre as linhas aqui. Você também tem a opção de definir uma altura inicial e final das linhas de contorno para que não apareçam em toda a altura do aterro, mas apenas em uma área parcial.
Na terceira guia, você define a camada do solo (por exemplo, húmus) e sua espessura para calcular a quantidade de corte. O add-on multiplica a área pela espessura da camada.
Depois de confirmar com OK, as inclinações também são geradas na planta baixa e exibidas de acordo com suas configurações.
Você pode ativar o terreno a qualquer momento e chamar e alterar as configurações do terreno novamente.
Quando terminar de criar os cortes, você pode ativar o modelo de terreno e clicar no comando "Dados de Corte e Aterro".
Em seguida, é exibido quantos metros cúbicos devem ser aterrados ou cortados e o Volume de Aterro Externo, como também, a Área e Volume da Camada Vegetal.
Essas informações podem ser salvas em um arquivo .txt clicando em "Salvar".
Se você está trabalhando em Teamwork e já trabalhou em um terreno, deve liberá-lo completamente para que outros profissionais possa acessá-lo. Uma vez que o add-on também usa elementos invisíveis do operador para os cortes, você deve liberá-los novamente, pressionando o botão "Liberar Todos os Elementos".
Se você quiser outras unidades de cálculo para o cálculo de aterro / corte, agora você pode definir isso em Opções > Preferências do Projeto.