Visão geral
A partir do Archicad 28, a transição das Bibliotecas Monolíticas para a Biblioteca Global introduz mudanças significativas destinadas a simplificar o gerenciamento da biblioteca e melhorar as migrações de versões futuras. Essa mudança representa um grande avanço, oferecendo conteúdo expandido, melhor colaboração internacional e um caminho de migração mais contínua para futuras atualizações. Os usuários que iniciam novos projetos ou criam templates são incentivados a usar o novo sistema para se beneficiarem totalmente dessas melhorias. No entanto, para projetos em andamento, recomenda-se continuar usando as Bibliotecas Monolíticas para evitar problemas de compatibilidade.
Arquivos de projetos em andamento
Para arquivos de projetos em andamento, recomendamos continuar com a Biblioteca Monólitica. A mudança para a Biblioteca Global pode introduzir problemas de compatibilidade, que devem ser evitados para garantir a estabilidade dos projetos em andamento.
Arquivos de template
Para o template personalizado, você tem três opções:
- Continuar usando a Biblioteca Monolítica.
- Atualizar seu template existente para que seja compatível com o novo sistema da Biblioteca Global.
- Recriar seu template do zero usando o template padrão disponível em sua região.
- Para as regiões em que ele está disponível, recomendamos que comecem pelo template online para que possa continuar usando o template localizado específico para sua região, como são as versões anteriores do Archicad.
Percurso de migração para o Archicad 28
1. Migrando para o Archicad 28 com Bibliotecas Monolíticas
Se estiver migrando o arquivo de projeto ou template para continuar usando o sistema tradicional de Bibliotecas do Projeto, o método de migração permanece o mesmo das versões anteriores. Para isso, basta abrir seu projeto (versões 17-27) no Archicad 28 e clicar em Migrar Bibliotecas para o Archicad quando solicitado.
2. Migrando para o Archicad 28 e convertendo para Bibliotecas Globais
Para iniciar a conversão, abra seu projeto (versões 17-27) no Archicad 28, clique em Migrar Bibliotecas Archicad quando solicitado.
Depois que seu arquivo for migrado para a versão 28, siga as próximas etapas para converter seu template existente baseado na Biblioteca Monolítica para compatibilidade com o novo sistema da Biblioteca Global.
-
Substituir a Biblioteca Monolítica para os Pacotes de Biblioteca
-
A partir do Gestor da Biblioteca, remova as Bibliotecas Monóliticas do seu projeto e adicione os novos Pacotes de Biblioteca necessários.
-
-
Atualizando Favoritos
-
Os Favoritos da Biblioteca Monolítica não são compatíveis com o novo sistema da Biblioteca Global. Portanto, será necessário recriar seus Favoritos do zero usando a nova Biblioteca Global ou usar a ferramenta Conversor de Favoritos para agilizar o processo de conversão. Essa ferramenta garante que seus Favoritos sejam atualizados e compatíveis com o sistema mais recente.
-
-
Atualizando definições padrão das Ferramentas
-
Atualize as definições padrão da ferramenta aplicando os Favoritos relevantes nas diferentes janelas de diálogo de definições de ferramentas. É importante prestar atenção especial às ferramentas que incluem componentes, como Escada, Guarda-corpo e componentes de Parede Cortina, pois eles podem exigir ajustes adicionais para garantir que funcionem corretamente com as peças atualizadas da biblioteca.
-
-
Opções de Visualização do Modelo (OVM)
-
As Definições de Opções de Visualização de Modelo (OVM) foram atualizadas com uma nova estrutura. Parede Cortina, Portas e Janelas, Claraboias e Elevadores, agora têm suas próprias seções dedicadas, cada uma com nível de detalhe exclusivo e definições de linha de abertura. Adicionalmente, foram feitos aprimoramentos nos controles de nível de detalhe para as seções Portas e Janelas e definições diversas para Partes da Biblioteca.
-
Não deixe de revisar essas definições para garantir que a representação visual do seu projeto esteja alinhada com suas preferências.
-
-
-
Substituindo os Selos de Zona
-
Nas definições da Categoria das Zona, substitua seus antigos selos de zona por versões atualizadas dos novos Pacotes de Biblioteca.
-
-
Substituindo elementos inseridos
-
Certifique-se de substituir quaisquer elementos inseridos, como Marcadores de Elevação e Corte nas plantas, histórico de revisões em Leiautes Mestres e quaisquer outros itens da biblioteca pré-inseridas.
-
-
Definições padrão do Sistema de Grelha - (Opcional)
-
Para ajustar as definições por padrão do Sistema de Grelha, acesse Modelagem > Sistema de Grelha, faça as alterações necessárias e defina a opção "Colocar em" como Elementos em Intersecções de Linhas de Grelha. Depois de clicar em OK, você precisará inserir a Grelha no plano para salvar as definições padrão. Depois que a Grelha e os Pilares forem gerados, você poderá excluí-los, se necessário, pois as Definições de Grelha permanecerão armazenadas.
-
-
Preferências de Localização da Biblioteca - (Opcional)
-
Use as Preferências de Localização da Biblioteca para definir o idioma padrão ou a ordem dos idiomas para os itens da biblioteca. Isso garante que os objetos da biblioteca sejam exibidos no idioma correto.
-
Recomendações adicionais
- Gráfico de compatibilidade de migração: Ao migrar seus projetos ou template para o Archicad 28, consulte a Migração para o Archicad 28 tabela de compatibilidade. Esta tabela destaca as principais mudanças com base na versão da qual você está migrando. Se você estiver migrando há vários anos sem abordar esses itens, considere revisá-los para garantir que seu template aproveite totalmente os recursos mais recentes.
- Resolução de problemas com a Biblioteca: Se você encontrar quaisquer problemas relacionados à biblioteca durante o processo de migração, como partes ausentes ou duplicadas, objetos não suportados ou problemas com Bibliotecas Vinculadas, consulte o Guia de solução de problemas com a Biblioteca.
- Componentes personalizados: Os Componentes personalizados a partir da Biblioteca Monolítica precisam ser salvos novamente para compatibilidade com a Biblioteca Global.