Terça-feira
Olá, pessoal!
Preciso modelar uma cobertura orgânica como essa das imagens abaixo com esse recorte central (que na imagem é redondo mas gostaria que eu pudesse ter autonomia pra, eventualmente, fazê-lo mais retangular com os raios circulares) mas estou tendo muita dificuldade para fazer o recorte central e fazer as descidas das vigas em direção a ele. Já tentei com a ferramenta malha, com a ferramenta membrana e com um objeto de membrana com algumas funcionalidades extras de edição mas nenhuma delas me permite fazer o recorte central e a descida da do plano da cobertura em direção a ele.
Alguém teria alguma interessante que poderia funcionar?
Ps.: esse modelo das imagens foi feito no sketchup e importado como um objeto, mas gostaria de fazer um direto no Archicad para poder ter eficiência na edição.
Obrigado!
Quarta-feira
Olá Caue,
Com a ferramenta malha você deveria conseguir fazer essas irregularidades que essa cobertura possui e para gerar a espessura do elemento, faria ela sólida e jogaria uma cópia pra baixo, no afastamento da espessura, realizaria uma operação de elementos sólidos com extrusão pra baixo. Os furos você poderia fazer o primeiro e utilizar o multiplicar (ctrl+u) para posicionar todos.
Um caminho que talvez funcione, mas com certeza mais trabalhoso, seria criar o perfil complexo da elevação de cada uma dessas vigas que compõem a cobertura, todas com o mesmo ponto de referencia, na borda provavelmente. Assim, seria possível criar 2 vigas multisegmentadas que conteriam todos os perfis, em X e Y. Como você já tem o objeto skp, importaria em um Archicad separado do seu projeto, transformaria em morph, separaria as peças e geraria as elevações, para nelas, utilizar o ctrl+c + ctrl+v para gerar a trama automáticamente. Se necessário, Edição > Dar nova forma > Consolidação de Tramas.
Caso tenha familiariadade com Grasshopper, seria possível gerar por lá e usar a integração com Archicad, para importar como um objeto já do Archicad, ou fazer esse processo dos perfis complexos um pouco mais automatizado.