cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Sua opinião é importante para nós!
Participe da pesquisa sobre a tela inicial e as dicas de ferramentas/tutoriais rápidos do Archicad 28

Modelagem
Informações sobre as ferramentas de modelagem do Archicad, conexões de elementos e conceitos básicos de modelagem.

Relação das janelas com paredes e zonas

Marina Moreira
Treinador(a) Certificado(a)

Olá pessoal,

Estou aqui intrigada com uma situação...

Modelei paredes, zonas e janelas com o mesmo afastamento da origem: 0,00. Quando selecionei as paredes e afastei elas da origem para coincidir com o topo da laje, a área da zona deixou de captar o nicho das janelas.

Fiz alguns testes com todos os métodos de construção das zonas, com estruturas de paredes diferentes, e não encontrei uma resposta coerente.

A única resposta que pode ter algum sentido pra isso seria: se existem janelas, pressupõe-se a existência de um peitoril... Mas... sinceramente... isso não me satisfaz...

Alguém pode me dar uma resposta mais interessante?

paredes com afastamento de 0.pngparedes com afastamento de -10.png
2 RESPOSTAS 2
Victor Ferreira
Colaborador(a)

Olá Marina, tudo bem?
Estou com problema similar, o que faz com que minha extração de iluminação mínima não funcione completamente, pois as zonas não lêem as aberturas de janela. Já busquei fazer métodos de construção manual e com linha separadora, não consegui resultado, vi que talvez houvesse sobreposição de zonas, o que pudesse dar o erro de leitura. No seu caso, não entendi, caso haja peitoril? se configurar janela sem peitoril há diferença então? Conseguiu resolver afinal? Sinto muito não poder resolver.

Boa sorte!

@Marina Moreira  escreveu:

Olá pessoal,

Estou aqui intrigada com uma situação...

Modelei paredes, zonas e janelas com o mesmo afastamento da origem: 0,00. Quando selecionei as paredes e afastei elas da origem para coincidir com o topo da laje, a área da zona deixou de captar o nicho das janelas.

Fiz alguns testes com todos os métodos de construção das zonas, com estruturas de paredes diferentes, e não encontrei uma resposta coerente.

A única resposta que pode ter algum sentido pra isso seria: se existem janelas, pressupõe-se a existência de um peitoril... Mas... sinceramente... isso não me satisfaz...

Alguém pode me dar uma resposta mais interessante?

paredes com afastamento de 0.pngparedes com afastamento de -10.png

Captura de Tela 2024-10-05 às 19.20.27.png

Marina Moreira
Treinador(a) Certificado(a)

Olá Victor,  tive que fazer de novo um novo arquivo para entender até mesmo o que tinha me deixado intrigada anteriormente.

Vou tentar descrever melhor:

Quando eu modelo paredes com afastamento da origem no valor 0,00 e coloco uma janela sem peitoril, soleira em relação ao piso e afastada 0,00, a área medida da zona interpreta o espaço do vão da janela.

Captura de ecrã 2024-10-15, às 17.06.28.png Captura de ecrã 2024-10-15, às 17.06.37.png

Se eu afasto a base da parede em qualquer valor para baixo, a zona deixa de entender o espaço da janela, mesmo a janela continuando com o afastamento a 0,00 do piso de origem.

Captura de ecrã 2024-10-15, às 17.07.11.png

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas