cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Aprimorando o projeto conceitual com o AI Visualizer integrado do Archicad 28

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Nossa solução para atender aos complexos requisitos de visualização é oferecer um conjunto de ferramentas versáteis e adaptáveis. Saiba mais sobre o restante do nosso portfólio de ofertas aqui. Um dos itens que abordamos nesse conjunto de ferramentas é o AI Visualizer.

 

Este artigo é baseado nas valiosas percepções compartilhadas durante o Webinar do Archicad AI Visualizer

 

Para obter informações detalhadas sobre as atualizações recentes e as principais alterações no AI Visualizer, leia esta postagem no Graphisoft Insights.


No mundo dinâmico da arquitetura, a capacidade de visualizar e iterar rapidamente sobre conceitos de projeto é essencial. Com o novo AI Visualizer do Archicad 28, os arquitetos agora podem elevar seu processo de projeto conceitual gerando representações visuais diretamente de estudos de massa com a ajuda da IA. Essa ferramenta poderosa se integra perfeitamente ao fluxo de trabalho do arquiteto, permitindo que os arquitetos explorem uma ampla gama de possibilidades de projeto desde os estágios iniciais.

 

aaaaa.png


Introdução ao AI Visualizer

 

O AI Visualizer vem no Archicad 28 e agora é processado em nuvem. Ele está disponível para usuários do Archicad Collaborate e estudantes. Ele foi projetado para auxiliar os arquitetos durante os primeiros estágios conceituais do projeto. Ele captura uma imagem do volume de massa básico, que é essencialmente uma versão simplificada de um modelo de edifício que delineia a forma e o volume geral da estrutura, e a transforma em uma representação detalhada e visualmente atraente do que poderia ser. Esse recurso é particularmente útil para arquitetos que precisam apresentar ideias iniciais a clientes ou partes interessadas sem investir muito tempo no desenvolvimento de modelos 3D completos.

 

Para começar, crie um estudo de massa simples no Archicad, que pode ser tão simples quanto alguns blocos representando os volumes principais de uma proposta de edifício. Quando o estudo de massa estiver pronto, você poderá usar prompts de texto para orientar a IA na geração de diferentes alternativas de projeto. Depois de executar o Gerar com seu prompt, a IA cria uma imagem da visualização 3D e começa a refiná-la.

 

Por exemplo, um prompt como "Edifício de escritórios moderno com superfícies de madeira" poderia gerar uma iteração de seu estudo de massa, estética de fachada ou outras iterações que poderiam ser tentadas com diferentes materiais, cada um com uma estética diferente. Para esse teste, o resultado foi o seguinte exemplo:

1.png


Explorando variações de projeto com o controle deslizante de criatividade

 

KWoWBuQXOW.png

Um dos recursos de destaque do AI Visualizer é sua capacidade de gerar diversas variações de projeto a partir de um único estudo de massa. Ajustando o controle deslizante de criatividade, é possível controlar o grau em que a IA se desvia do modelo original. Definições mais baixas produzirão projetos que seguem de perto a geometria do estudo de massa, enquanto definições mais altas permitem que a IA introduza elementos mais criativos, como padrões de fachada inovadores, formas estruturais exclusivas ou combinações inesperadas de materiais. Por exemplo, aqui temos um prompt "Crie uma Imagem realística de um edifício de escritórios moderno com superfícies de madeira e vidro" e o mesmo prompt é usado com diferentes porcentagens do controle deslizante de criatividade:

 

Criatividade em 20 por cento:

 

3.png

 

Criatividade em 50 por cento:

 

4.png

 

Criatividade em 80 por cento:

 

5.png


Refinamento e travamento de elementos de projeto

 

6.png

 

À medida que você explora várias Opções do Projeto, o recurso Travar o Resultado se torna inestimável. Essa função permite que você preserve o projeto que se encaixa em sua visão enquanto continua a experimentar outros aspectos. Por exemplo, se a IA gerar uma representação precisa da sua ideia, você poderá bloquear esse aspecto e explorar diferentes definições para a forma do edifício ou a integração de espaços exteriores, garantindo a consistência em várias iterações. Quando você tem um design que gosta, o recurso Travar o Resultado lembra os prompts anteriores e você pode personalizar ainda mais a imagem. São alguns exemplos desse recurso: 

 

Opção de fachada 1:

7.png

Opção de fachada 2:

8.png

Esse recurso é particularmente útil durante a fase conceitual ao apresentar diferentes opções aos clientes. Você pode manter uma narrativa de design consistente enquanto demonstra flexibilidade em outros aspectos, como materialidade ou organização espacial


Parâmetros avançados

 

Essas Definições permitem um ajuste fino e incluem iterações força do prompt . Elas podem ser usadas em conjunto com o recursoTravar o Resultado.

 

12.jpg

Iterações:
Isso controla o número de vezes que o processo de geração é repetido. Um número maior de iterações resulta em resultados mais precisos, mas leva mais tempo para ser concluído, enquanto um número menor de iterações é mais rápido, mas menos preciso. O valor por padrão é definido como 35, o que proporciona um bom ponto de partida, embora você seja incentivado a fazer experiências dentro do intervalo.

 

Força do prompt:
Essa definição determina o grau de aderência da IA ao prompt dado. Uma força de solicitação mais alta garante que a IA siga as instruções com mais rigor, reduzindo potencialmente a flexibilidade criativa. Reduzir esse valor dá à IA mais liberdade para ser criativa. Ajuste a força do prompt para encontrar o seu equilíbrio ideal.

 

Parâmetros de tamanho da imagem

 

Esse parâmetro controla a resolução da imagem gerada, afetando diretamente o tempo que leva para ser produzida. Resoluções mais altas resultam em uma qualidade de imagem melhor, mas exigem mais tempo para serem geradas. O tamanho padrão é 800x600, com uma resolução máxima de 1024x1024 disponível para uso.

 

TPJDtK7hqn.jpg

 

Combinando isso com o Aumentar a Imagem , você poderá exportar a imagem em uma escala maior: o maior lado será aumentado para 4096 pixels,

e o menor será proporcional ao tamanho da imagem original. Ative essa função antes de gerar as imagens. Se desejar primeiro gerar uma imagem de resolução mais baixa como teste e depois aumentá-la, certifique-se de ativar a função Travar o Resultado para preservar o resultado original.

 

3456.png


Aplicações práticas para os primeiros estágios do projeto

 

De modo geral, o AI Visualizer do Archicad 28 é uma ferramenta poderosa para arquitetos que trabalham em projetos em estágio inicial, nos quais ideias e iterações que fluem rapidamente são cruciais. Iniciando de um estudo de massa básico, você pode usar o AI Visualizer para gerar rapidamente uma série de opções de design. Cada opção pode explorar diferentes opções de fachada, todas guiadas por simples prompts de texto.

 

Exemplo de Fluxo de Trabalho:

  1. Criar o Volume de Massa: Construir um modelo básico de massa no Archicad que represente a forma e o volume gerais do edifício proposto. O AI Visualizer tirará uma imagem dela. Certifique-se de ajustar o ângulo de visualização 3D;

  2. Aplicar Textos: Use prompts de texto descritivo para orientar a IA a gerar diferentes variações de design. Por exemplo, "Crie uma Imagem realística de um edifício de escritórios moderno com superfícies de madeira e vidro";

  3. Ajustar a criatividade: Experimente o controle deslizante de criatividade para explorar variações de design tradicionais e ousadas.

  4. Escolher o tamanho da Imagem: Você pode encolher entre 800x600 a 1024x1024;
  5. Faça experiências com recursos avançados: Altere a iteração e a força do prompt para obter os resultados desejados; 
  6. Bloquear elementos chave: Uma vez que houver um design específico que você goste e queira manter designs semelhantes, use o Travar o Resultado para preservá-lo enquanto continua a refinar outros aspectos do design;

  7. Criando as Opções: Você pode criar opções diferentes com o recurso Travar o Resultado selecionado anteriormente, alterar os avisos sobre o modelo para que ele tenha a aparência desejada e executá-lo várias vezes;

  8. Salvar as Opções: Se você ver algum design de que goste, pode optar por refinar essa imagem com o Aumentar a Escala da Imagem e, em seguida, gravá-la.

 

Independentemente de estar trabalhando em um arranha-céu, um centro cultural ou qualquer outro projeto de grande escala, o AI Visualizer oferece a flexibilidade e a potência para levar suas inspirações de projeto conceitual a novas alturas e ajudá-lo a desenvolver novas ideias sobre seu conceito e os resultados podem parecer impressionantes.

 

9a817cc7-1277-452b-b0de-1b0677205aff.png
 

Esse conceito se integra perfeitamente aos projetos de design de interiores, oferecendo uma nova abordagem para criar espaços esteticamente agradáveis. Explore mais lendo um artigo informativo sobre como aprimorar o projeto de interiores com o AI Visualizer para Archicad, que explica como as Ferramentas de IA aprimoram o processo de projeto.

 

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas