6 horas atrás
Oi pessoal, bom dia. Como estão?
Me ajudem com uma questão, estou com um bug na visualização de uma abertura de porta no mapa de portas. Já tirei a porta, reconfigurei ela, tanto na OVM quanto nas configurações paramétricas, mas ela continua aparecendo com a abertura errada no mapa de portas.
Segue imagem abaixo, onde a porta aprece abrindo para a direita:
Porém, eu preciso que ela abra para a esquerda. Na planta e no 3D está correto:
Acredito que a solução deva ser simples, mas eu não sei que caminho devo fazer para corrigir isso.
Agradeço desde já!
2 horas atrás - editado pela última vez 58 minutos atrás
Olá, @Alina Caram
Tudo bem?
Verifique, nas Definições de Esquema do Mapa de Portas, qual campo está sendo utilizado para gerar a visualização da porta. É possível que o mapa esteja mostrando o lado oposto ao esperado porque o template padrão utiliza o campo Vista do Lado Oposto à Abertura.
Se necessário, você pode alterar o campo, dependendo da representação desejada. Para ajudar na escolha, considere o significado de cada parâmetro:
Vista do Lado de Abertura: mostra o lado para o qual a porta abre.
Vista do Lado do Requadro: depende da posição do ícone do sol definido na porta.
Campos Opostos: mostram a vista inversa dos dois campos acima.
Antes de alterar o esquema, recomendo incluir temporariamente o campo Orientação no mapa. Assim, será possível conferir o sentido de abertura e se cada porta está corretamente definida como esquerda ou direita. No Archicad, a Vista de Frente 3D corresponde ao lado de abertura da porta. Em portas que abrem para dentro, essa vista normalmente corresponde ao lado interno do edifício. Porém, se estiver utilizando um dos campos descritos anteriormente e o resultado não corresponder ao padrão desejado, ajuste o campo do mapa conforme a representação necessária.
Ao alterar o campo do mapa, verifique todas as portas envolvidas. Uma configuração que corrige um caso específico pode gerar inconsistências em outras portas. Além disso, quando os itens estão agrupados no mapa, a representação exibida é determinada pelo primeiro elemento do grupo.
Alguns comandos também podem influenciar a representação:
Inverter: altera o sentido de abertura da porta, de dentro para fora ou vice-versa, mas mantém o lado do requadro, indicado pelo ícone do sol.
Rotacionar: altera o sentido de abertura e move o lado visível para o lado oposto.
Espelhar: altera a mão da porta, de esquerda para direita ou vice-versa, mantendo consistente o lado de exibição.
Como boa prática, utilize o campo Vista do Lado Oposto ao Requadro. Esse campo permite controlar a face exibida no mapa em relação ao lado do requadro, definido pela posição do ícone do sol. Isso ajuda a manter uma representação consistente, mesmo quando as portas forem invertidas, rotacionadas ou espelhadas.
Espero ter ajudado.
Rita Gurjão
Community Expert