em 2026-02-13 12:42 PM
Estou com uma dúvida na representação gráfica em planta.
Algumas paredes do térreo aparecem corretamente na planta do 1º pavimento (como elementos abaixo do plano de corte).
O problema é na hora de plotar. Essas paredes estão saindo com a mesma espessura de linha das paredes do 1º pavimento, como se estivessem sendo cortadas, quando na verdade deveriam aparecer mais finas e mais claras, por estarem apenas projetadas.
(as paredes do pavimento de baixo são essas que destaquei em vermelho)
Solucionado! Ir para Solução.
em 2026-02-19 04:13 PM
oi @ArthurV !
Sobre a espessura das paredes em vista e cortadas estarem parecidas, é bom conferir qual está a espessura da caneta para as paredes em vista. Provavelmente está em uma espessura parecida com a de corte e, por isso, na hora de plotar, fica assim.
Para alterar a cor somente dessas paredes que estão vindo de outro pavimento e você quer dar essa sensação de que está mais claro, recomendo fazer uma regra de sobreposição gráfica para que elementos abaixo do nível da sua planta em questão fiquem em caneta cinza.
Espero ter ajudado!
em 2026-02-19 04:13 PM
oi @ArthurV !
Sobre a espessura das paredes em vista e cortadas estarem parecidas, é bom conferir qual está a espessura da caneta para as paredes em vista. Provavelmente está em uma espessura parecida com a de corte e, por isso, na hora de plotar, fica assim.
Para alterar a cor somente dessas paredes que estão vindo de outro pavimento e você quer dar essa sensação de que está mais claro, recomendo fazer uma regra de sobreposição gráfica para que elementos abaixo do nível da sua planta em questão fiquem em caneta cinza.
Espero ter ajudado!
em 2026-02-24 05:15 PM
Qual parâmetro posso utilizar para selecionar apenas as paredes do pavimento inferior? Não conseguir achar nenhum que eu posso usar para isso
em 2026-02-25 09:18 AM
Oi Arthur!
Você pode fazer a regra de sobreposição gráfica usando os seguintes critérios:
em 2026-02-26 12:44 PM
Nos cortes essa opção não funciona. Existe alguma configuração específica para cortes?
Testei isso em um projeto legal para prefeitura, com correção feita de forma eletrônica, e percebi que ao dar zoom as linhas acabam ficando com espessuras muito semelhantes, o que dificulta a leitura.
Acredito que uma possível solução seria representar os elementos em segundo plano com linhas em tom de cinza, para melhorar o contraste e a hierarquia gráfica.
em 2026-02-27 12:49 PM
Para cortes, de fato, o fluxo é outro.
Se você precisa dar preso gráfico em elementos de segundo plano, recomendo ativar o plano distante e se quiser, pode colocá-los todos em uma caneta cinza para ter a hierarquia gráfica.
Se você não sobrepor uma caneta uniforme, o Archicad irá fazer uma equivalência de acordo com as canetas.
Mas toda essa questão de espessuras parecidas é por conta do Conjunto de Canetas. Vale você fazer uma revisão no seu conjunto de canetas e ter diferentes conjuntos de canetas para as diferentes escalas para que as espessuras fiquem de acordo com o seu desejo.