cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
Modelagem
Informações sobre as ferramentas de modelagem do Archicad, conexões de elementos e conceitos básicos de modelagem.

vara mágica trava o programa

Adri Gasperini
Colaborador(a)

Boa tarde

Estou com dificuldade para modelar um terreno. Na vdd nem cheguei na modelagem ainda. Baixei o DWG, uni todas as linhas e estou criando para cada curva uma spline, para reduzir os polígonos antes de vincular as curvas à malha. Mas o arquivo é muito pesado, cada vez que eu uso uma vara mágica ele trava. Tentei em outro computador e acontece o mesmo, acho que o problema não é na máquina.

Tentei anexar vídeos e o próprio arquivo aqui, mas não consegui. Mandei todas essas informações para o suporte e me direcionaram para a comunidade.

 

Alguma sugestão?

 

Obrigada

 

Operating system used: Windows 10

9 RESPOSTAS 9
Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Olá, @Adri Gasperini 

Obrigada por trazer a sua dúvida para a Graphisoft Community!

 

A dificuldade em usar a Vara Mágica pode estar relacionada ao grande número de polígonos no seu arquivo. Arquivos topográficos e DWGs geralmente são muito detalhados e contêm muitos pontos de dados. Embora essa complexidade seja importante para seus desenhos, ela não é necessária para o modelo. Por isso, é recomendável configurar a Definição da Vara Mágica antes de criar a curva de nível para construir um elemento simplificado. Você pode aprender a fazer isso nos seguintes artigos:

 

Otimizando a performance de Malhas

Redução de polígonos no Archicad

 

Essas informações te ajudaram a resolver o problema?

Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Goiás, Brasil

Boa tarde Rita, tudo bem?

Obrigada pelo retorno

Sim, eu já mexi nas configurações da vara mágica, tentei algumas configurações diferentes pra ver se dava certo, mas mesmo assim ele trava.

Eu sei que o arquivo está bem grande e eu esperava uma certa lentidão, mas não dessa forma.

 

Boa tarde, @Adri Gasperini 

Estou bem, obrigada por perguntar!

 

Você poderia compartilhar as imagens do arquivo DWG e as definições da Vara Mágica que você testou? Mesmo ao construir curvas de nível com um número reduzido de pontos, a operação ainda não é concluída? Além disso, poderia enviar as configurações do seu computador? Essas informações são essenciais para analisar melhor o problema.

 

Neste campo de mensagens, só podemos compartilhar vídeos por meio de links. Você pode usar ferramentas como o Loom para gravar e mostrar o problema.

 

Aguardo as informações para poder ajudar!

Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Goiás, Brasil
Adri Gasperini
Colaborador(a)

Bom dia Rita

Tentei deixar a vara mágica com método de segmentos lineares, com comprimento de 10,00. Tentei tb aumentar o comprimento pra 1.000 só pra testar. Não fez diferença, ele trava igual.

 

As configurações do meu computador:

PC INTEL CORE I7 10700F / H510 / 32GB DDR4 / SSD 1TB NVME / GABINETE GAMER /
FONTE ATX AEROCOOL 500W 80 PLUS BRONZE CYLON PFC ATIVO / PLACA DE VIDEO NVIDIA
RTX3050 8GB, GDDR6, 128BITS, GAINWARD

 

Segue vídeo:

https://drive.google.com/file/d/1fhLUOvDgNZB6Yf4FVCITu--tPhrMDLdN/view?usp=sharing

DWG:

https://drive.google.com/file/d/1fhqT6HtC4O4yCrZE9wgfgBje6RPmGsjN/view?usp=sharing

ARQUIVO QUE TRAVA

https://drive.google.com/file/d/1fjCBgELhlifmi8oTCl3cS4268RjDlG0J/view?usp=sharing

 

Aguardo seu retorno

 

Obrigada

 

Oi Adri, eu teria algumas perguntas para saber o melhor procedimento para o seu caso.

 

A princípio, qual o tamanho da área que você pretende modelar? Eu abri seu dwg e ele abrange uma área MUITO grande.

Quando usamos a ferramenta spline ela ainda não diminui a quantidade de linhas, o q explica as travadas. Somente depois que reaplicarmos as polilinhas em cimas das splines q reduziria conforme configurado na vara mágica.

Então sugiro colocar esta referência dwg numa folha de trabalho do Archicad, desenhar um retângulo da região que pretende trabalhar em cima do mapa, e excluir todo o resto das linhas usando a ferramenta de machado.

Mas ainda dependendo da área desejada, pode continuar travando pelo alto número de vertices. Então se o seu objetivo for apenas ter uma modelagem do um entorno urbano de seu lote, uma dica q acho interessante seria usar o site Cadmapper, que já entrega uma malha 3D. Daí vc pode modelar somente o seu lote do projeto a partir de um levantamento dwg para maior precisão... Enfim, vamos indo por partes...

Olá, @Adri Gasperini 

Obrigada pelas informações! 

 

Este artigo sugere mudar a Definição da Vara Mágica para melhorar as curvas de nível quando você adicionar as arestas à Malha usando a ferramenta Vara Mágica. 

 

Como o @Julio C Freitas escreveu, com base no seu vídeo e nos arquivos fornecidos, parece que a quantidade de pontos e o tamanho do terreno são consideráveis. Antes de iniciar, avalie se é realmente necessário modelar toda a área. Se não for essencial, evite importar o arquivo DWG completo em seu projeto, pois isso pode impactar negativamente o desempenho. Se a modelagem completa for imprescindível, você precisa de uma boa estratégia. Nesse caso, métodos de modelagem manuais podem ser muito trabalhosos. Além das sugestões do Julio, pensei em mais duas opções:

 

Uma delas é utilizar os dados fornecidos pelo topógrafo. Para isso, você precisará preparar um arquivo .txt contendo todas as coordenadas X, Y e Z. Com esse arquivo, você poderá criar o terreno automaticamente indo em:

 

1ArquivoInteroperabilidade > Colocar Malha a partir de Dados Topográficos;

2. Na caixa de diálogo do diretório que aparece, procure o arquivo .txt que preparou.

 

Além disso, pode ser necessário dividir o terreno em partes menores e importá-las separadamente. Isso pode facilitar o controle e a visualização durante o desenvolvimento do projeto. Mesmo com essa técnica, é importante lembrar que um grande número de pontos pode tornar o arquivo mais pesado e difícil de gerenciar. Isso ocorre porque o software precisa calcular a altura e o posicionamento de cada ponto, o que é bem diferente de trabalhar com um projeto em 2D. Você enfrentaria desafios semelhantes em outros softwares BIM.

 

Outra possibilidade é vincular este DWG e usá-lo como referência em uma Folha de Trabalho para redesenhar as curvas de nível, ao invés de utilizar a ferramenta de Vara Mágica. Isso ajudará a reduzir a quantidade de pontos.

 

O Julio compartilhou ótimas sugestões! Em todas as estratégias, percebemos que é essencial definir o objetivo da sua modelagem e ajustar a abordagem conforme necessário.

 

Espero ter ajudado!

Rita Gurjão
Brazilian Portuguese Community Manager
Goiás, Brasil

Bom dia

Julio, Rita, obrigada pelos retornos

 

Esse é um trabalho de faculdade, a área que será trabalhada é essa mesmo do DWG, é um projeto de urbano, por isso é tão extensa.

Pesquisei no Cadmapper, consegui selecionar a área e ele me apresenta uma prévia do 3D e solicita um pagamento de 165,00. Como eu não tenho certeza se é o que preciso e eu não tenho muita familiaridade com o site, e acabei desistindo. Além disso, acredito que eu não consiga alterar a topografia do cadmapper, então tb não ia atender a minha necessidade.

 

Já estava pensando na ideia de recomeçar e não explodir as linhas, e sim redesenhar por cima de cada uma delas. Mas tinha esperança de achar outro caminho para não ter todo esse trabalho.

Para facilitar eu excluí todas as curvas intermediárias e estava trabalhando apenas com as mestras, o que já reduz bastante a quantidade de linhas. Mas ainda não foi suficiente pro programa rodar.

 

Acho que não vou conseguir modelar como eu gostaria no archicad, mas de qualquer forma fico grata pelas sugestões.

Um abraço

Sim Adri, o Cadmapper só permite exportar áreas gratuitamente até 1 km². O que eu acho até bem suficiente para criar um contexto urbano de um projeto arquitetônico.

Agora, pra um projeto de urbanismo, sendo eu também um aluno cursando a faculdade, nunca particularmente precisei modelar uma região tão grande como essa, já que os trabalhos de urbanismo se baseavam mais em mapas 2D... Só comentando por curiosidade mesmo.

 

No momento não sei muito o q sugerir, a não ser ir juntando varios mapas de até 1 km² ou mesmo uma modelagem manual como vc e a Rita comentaram, passando por cima dessas curvas do dwg, e por conta da escala nem precisaria ser perfeito. Mas acho q ainda daria muito trabalho... Enfim, com certeza vc achará uma solução interessante para seu objetivo de trabalho!

Zu Medeiros
Coordenador(a) Educacional
Coordenador(a) Educacional

Oi Adri, 

Sua referência contém muuuuuitos polígonos.

Eu recomendo que você simplesmente utilize as curvas de nível de cada 5 ou 10 metros, não precisa modelar todas, uma a uma, a cada metro, ou redesenhe a sua referência 2d para conter menos polígonos.

 

Atenciosamente,

Zu Medeiros

Zu Medeiros
Customer Success Programs Coordinator
São Paulo, Brasil

Setup info provided by author

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas