cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Danos ou corrupção de arquivos - Guia de Solução de Problemas

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

Possíveis problemas de corrupção de arquivos

Ao abrir arquivos de projeto do Archicad, você pode perceber que o arquivo não foi aberto corretamente. Em alguns casos, o arquivo não pode ser aberto, em outros casos, o arquivo pode ser aberto, mas parte ou todo o conteúdo está ausente. Aqui estão alguns cenários prováveis:

  • Números de versão de compilação ímpares
    • O Archicad exibe números de versão de compilação ímpares para o projeto.
  • Avisos
    • O Archicad exibe muitos avisos enquanto tenta reparar o arquivo. As mensagens aparecem como:

Impossível ler arquivo de planta:

Captura de Tela 2022-10-24 às 17.20.41.png

O arquivo que você está tentando abrir está danificado!

Você quer que o Archicad tente recuperá-lo?

  • O projeto está vazio
    • O Archicad consegue abrir, mas o projeto está vazio.
  • "O arquivo não pode ser aberto"
    • O Archicad falha ao abrir o arquivo, trazendo uma mensagem de erro "O arquivo não pode ser aberto".
      Consulte também: Mensagens de erro. As mensagens aparecem como:
      "Erro ao carregar arquivo de planta!":

Causas

  • Unidade externa removida incorretamente
    • Ao remover a unidade externa usada, é recomendável usar a opção Remover hardware e ejetar mídia com segurança da bandeja do sistema ou da área de notificação: Ejetar dispositivo de armazenamento em massa USB. Isso porque, antes de desconectar um dispositivo do seu computador, é essencial primeiro preparar o Windows para a mudança usando o recurso. Isso garante que o Windows armazenou todos os dados de volta no dispositivo e liberou o dispositivo de sua retenção. Se você remover o dispositivo sem usar o recurso Remover hardware com segurança, corre o risco de danificar os seus arquivos e corromper os seus dados.
  • Erro de transferência de um local para outro
    • Durante a movimentação ou cópia de arquivos, a transferência de arquivos pode ser interrompida e o original pode ser removido do local de origem, deixando apenas um arquivo menor que não funciona no destino. A causa pode ser uma limitação de alocação de tamanho mal resolvida ou interrupção de conexão. No caso de métodos de transmissão sem fio, as condições ambientais podem interferir na transmissão de dados.
  • Danificado como parte da compactação do projeto no formato Zip
    • Quando o arquivo é armazenado ou transferido como um arquivo Zip, o próprio arquivo Zip pode ficar danificado. É possível receber um arquivo Zip onde existe um problema de cabeçalho simples. Esse problema de cabeçalho pode ser um pequeno erro causado pelo aplicativo ou processo usado para criar o arquivo Zip. Por mais inocente que o erro possa parecer, o WinZip tratará todas as inconsistências de cabeçalho, dados imprecisos e extensões incorretas como possíveis riscos de segurança e informará a você que o arquivo Zip está corrompido. Você pode tentar reparar seu arquivo Zip em algum momento, pois alguns desses problemas podem ser corrigidos usando uma rotina de correção de arquivo . Em outros casos, quando os dados em um arquivo Zip estiverem danificados, pode não ser possível corrigir o arquivo Zip e você não poderá extrair todos os arquivos corretamente, se for o caso. Dados danificados podem afetar todo o arquivo Zip, vários arquivos de membros ou apenas um arquivo de membro.
  • Não há espaço suficiente no disco rígido
    • Pouco espaço em disco pode causar danos ao arquivo durante o salvamento ou a transferência.
  • Falha do sistema
    • É uma condição em que o computador ou um programa, seja um aplicativo ou parte do sistema operacional, deixa de funcionar corretamente, geralmente encerrando após encontrar erros. Certos níveis de matrizes de disco RAID têm a capacidade de armazenar e avaliar bits de paridade para dados em um conjunto de discos rígidos e podem reconstruir dados corrompidos em caso de falha de um ou vários discos, dependendo do nível de RAID implementado.
  • Falta de energia
    • Uma fonte de alimentação ininterrupta (UPS) é fortemente recomendada se os riscos de falta de energia forem muito frequentes. O custo de um UPS pode ser recuperado com apenas um evento de perda de dados evitado.
  • Unidade de disco rígido danificada
    • O próprio disco rígido pode ser responsável por danos. Um programa utilitário de disco pode verificar a integridade e a fragmentação do disco rígido. Esses programas são compatíveis com a versão do sistema operacional. Eles podem ajudá-lo a entender a integridade de suas partições e outras estruturas de disco rígido que reconhecem. Mesmo assim, a falha do disco rígido físico pode precisar dos serviços de um profissional para recuperar o disco.
  • Ataque de vírus
    • O ataque de vírus pode danificar o sistema operacional ou a integridade do sistema de arquivos, causando cenários semelhantes para arquivos, como no caso da unidade de disco rígido danificada mencionada acima. O ataque de distribuição fragmentada é uma técnica de distribuição de malware ou vírus que visa contornar os sistemas de proteção enviando fragmentos de código pela rede. Se a anexação for bem-sucedida, levará a roubo de dados e propriedade intelectual.
  • Erro do Archicad
    • Raramente os erros do Archicad podem ser responsáveis por danos nos arquivos ou corrupção de dados.

Soluções

O que fazer quando ocorre perda de dados:

  • Abrir e reparar

O processo Abrir e Reparar funciona apenas para arquivos PLN. Se o seu projeto for um projeto de Teamwork, veja a nota abaixo*.

  1. Inicie o Archicad a partir do atalho da área de trabalho, menu Iniciar ou pela pasta do aplicativo;
  2. Quando a caixa de diálogo Iniciar o Archicad aparecer, escolha Abrir um Projeto, Procurar um Projeto Solo e clique em Procurar... ou vá para Arquivo > Abrir > Abrir;
  3. IMPORTANTE: Vá até o local do arquivo e clique no arquivo SOMENTE UMA VEZ para que fique realçado;
  4. Agora, marque a caixa de seleção Abrir & Reparar arquivos selecionados no canto inferior da caixa de diálogo;
  5. Em seguida, abra o arquivo e aguarde;
  6. Depois de um tempo, o arquivo informará que o projeto está íntegro ou que foi reparado ou que o arquivo não pode ser reparado.

* Se o seu arquivo de projeto for um arquivo do Teamwork, primeiro vá para Arquivo > Salvar como… Formato/Tipo de arquivo: Archicad Solo Project .PLN e execute as 6 etapas acima. Se a opção Reparar corrigir o problema, você deve compartilhar novamente este PLN, fazer com que outros usuários participem desta nova cópia do projeto e continuem trabalhando a partir dela.

Captura de Tela 2022-10-24 às 17.18.11.png

Info_18x18.png NOTA: A função Reparar funciona apenas nos arquivos que foram salvos com a mesma versão do Archicad.

  • Abra o arquivo de backup
    • Isso pode ser o BPN ou, se você seguir o método "Salvar backup todos os dias", os seus últimos dias serão salvos.
  • Mesclar
    • Para abrir um arquivo que trava constantemente, uma solução gerenciável é criar um novo arquivo com o mesmo modelo e mesclar o conteúdo do arquivo incorreto. A melhor forma para fazer isso é usando o comando "Agrupar" do menu Arquivo/Interoperabilidade/Agrupar. Neste caso, apenas a planta baixa e o conteúdo do modelo 3D são trazidos. Infelizmente, todo o conteúdo 2D (Anotação, Linha de Trabalho) em cortes, elevações, detalhes e mapas serão perdidos.
  • Remover referências externas
    • Os arquivos podem parecer danificados porque o seu conteúdo referenciado externamente está danificado ou sua localização é inacessível ou está errada. Tais referências externas podem ser Desenhos colocados em Leiautes, Módulos Associados, bibliotecas inteiras ou apenas algumas partes da biblioteca. Para resolver esta situação, desconectar e realocar (para raiz do disco ou desktop) todas as externalidades excluiria problemas de servidor. (Como danificado, inatingível).

Ajudas para evitar a perda de dados:

  • Salvamento automático
    • Salvamento Automático é um recurso do Archicad, que protege os dados em caso de falha de um programa ou sistema, falta de energia ou encerramento repentino do programa. Você pode personalizar a frequência e a pasta de destino do salvamento Automático em Ambiente de trabalho/Segurança de dados e integridade.
    • Nota: Salvamento Automático não é o mesmo que o comando Arquivo > Salvar.... O Archicad não está gravando um arquivo PLN em nenhum lugar. O Salvamento Automático cria apenas um arquivo temporário de cache de segurança enquanto um projeto está aberto. Assim que o projeto for fechado em circunstâncias normais, o arquivo temporário de Salvamento Automático será excluído. Você ainda deve ter o cuidado de usar o comando Arquivo > Salvar... regularmente para garantir que os seus dados sejam salvos no formato PLN.
  • Cópia de segurança
    • O arquivo de backup original do Archicad BPN é criado automaticamente após a execução do primeiro comando "Salvar" ou "Salvar como". Isso pode ser útil ao recuperar o arquivo, mas muitas vezes também pode ser danificado. Arquivos de backup manual, rastreamento de versão. A corrupção de arquivos não é inevitável, mas é uma boa ideia tomar medidas para evitar danos ao banco de dados e garantir que o backup dos bancos de dados seja feito adequadamente em caso de desastre. A melhor solução para o problema de um arquivo danificado é tentar obter pelo menos outra cópia do arquivo. Melhor criar um sistema de numeração baseado em números de versão ou data. E pelo menos fazer backup todos os dias, certamente pode ser importante em casos específicos.

  • Uso de software de backup de arquivos
    • O Time Machine no Mac cria backups incrementais de arquivos que podem ser restaurados posteriormente. Ele permite que o usuário restaure todo o sistema (do DVD de instalação do OS X), vários arquivos ou um único arquivo. É possível usar outro software de backup do Windows, como os mencionados abaixo, ou armazenamento de documentos remoto ou online e compartilhamento de arquivos para serviços de backup;
    • Lista de software de backup;
    • Skydrive da Microsoft;
    • Dropbox.

Leia mais sobre segurança de dados relacionada ao Teamwork no link abaixo: https://helpcenter.Graphisoft.com/?p=25708#Autosave_recovery

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas