cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Escolha os seus principais desejos do Archicad!

Saiba mais

Como trabalhar com precisão no Archicad

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

No Archicad, a flexibilidade das ferramentas nos ajuda a esboçar um projeto sem ter que se preocupar em especificar numericamente o tamanho ou localização correta de um elemento. Porém, a medida que o projeto evolui, é necessário modificar os elementos para que tenham uma determinada dimensão e posição. Com a ajuda das funcionalidades abaixo, você pode definir as dimensões (por exemplo, um elemento deve ter o mesmo comprimento de outro) e a posição (por exemplo, uma parede deve ser paralela a outra) em relação a elementos existentes ou independentemente de outros elementos.

 

Clique em "+" para aprender como essas funcionalidades do Archicad podem te ajudar a trabalhar com precisão.

 

Linhas Guias

As Linhas Guias são linhas e arcos permanentes que podem ser inseridos manualmente. Eles são permanentes, portanto permanecem até que você os remova. As Linhas Guia podem ser colocadas em 2D e também em 3D, porém, não há conexão entre elas, elas são únicas em cada Vista. Para mais informações, leia sobre Linhas Guias.

wp-content_uploads_2019_01_Guide_Lines_sheet-1024x573.png

Referências Vinculadas

As Referências Vinculadas são linhas, arcos e pontos temporários que aparecem ao longo dos elementos existentes, para auxiliar no posicionamento preciso dos elementos. Existem dois tipos de Referências Vinculadas:

Para que apareçam em vários locais relevantes enquanto estiver posicionando os elementos, você pode definir quaisquer arestas ou pontos como referência. Ative uma das Referências Vinculadas passando o cursor sobre as arestas ou pontos do elemento. Você pode desativá-los passando o mouse sobre uma das Referências Vinculadas. Você pode ativar várias Referências Vinculadas simultaneamente. Depois de definir as Referências Vinculadas, você verá Guias e Pontos de Vínculo aparecerem. Eles aparecem com linhas tracejadas azuis e arcos/círculos. Quando aplicável, os ícones na Guia Vinculada indicam a relação:

  • Tangente;
  • Paralela;
  • Perpendicular;
  • Bissetriz (se aplicável);
  • A linha que liga dois centros de círculos (se aplicável).

wp-content_uploads_2019_02_A.04-Snap-Points-1024x574.png

wp-content_uploads_2019_02_A.03-Snap-Guides-1024x574.png

Rastreamento & Referência

No Archicad, você pode colocar uma Vista sob outra Vista em qualquer Janela. Essa ferramenta facilita a comparação de Vistas do Modelo/Desenhos na mesma tela ou você pode usá-lo como um auxílio de edição temporário. Para mais informações, leia sobre "Rastreamento Virtual": Usando Referências para Editar e Comparar Vistas do Modelo e Desenhos.

wp-content_uploads_2019_02_A.06-Trace-and-Reference-1024x574.png

Vara Mágica

A Vara Mágica (Atalho: barra de espaço) encontra e traça uma forma linear ou poligonal entre os elementos existentes e, em seguida, ajuda a gerar um novo elemento com base no polígono traçado. A Vara Mágica também pode ser usada em 2D e 3D. Se você clicar em uma aresta ou vértice, a Vara Mágica traça o elemento e/ou a cadeia de elementos. Se você clicar em um espaço vazio ou em uma superfície, a Vara Mágica traça a área poligonal fechada formada pelos elementos mais próximos. Ative uma ferramenta de projeto, por exemplo, ferramenta Laje, e passe o mouse sobre uma borda ou área vazia de um elemento existente. Pressione a barra de espaço, uma visualização aparecerá e clique para posicionar o elemento. Para mais informações, leia sobre Vara Mágica.

wp-content_uploads_2019_02_Magic_Wand_fixed.png

Cursor Inteligente

No Archicad, a forma do cursor indica a posição real do cursor, ajudando você a encontrar arestas, pontos ou linhas de referência. Para mais informações, leia sobre Cursor Inteligente.

wp-content_uploads_2019_02_smart_cursor.gif

O cursor se ajusta aos vértices e arestas, se estiver a uma certa distância deles. A forma do cursor envia o feedback de que ele se ajustou a um vértice ou aresta. A sensibilidade do cursor pode ser definida em Opções > Ambiente de Trabalho > Restrições de Entradas e Guias > Sensibilidade do Cursor (o intervalo é fornecido em pixels).

Orientador

Para inserir distâncias no Archicad é usado o Orientador. A inserção de distâncias funciona da mesma maneira em 2D e em 3D. O Orientador aparece durante a modelagem do elemento e segue os movimentos do mouse, fornecendo feedback constantemente sobre a distância e o ângulo e/ou as coordenadas XYZ calculadas a partir do ponto inicial. Use a caixa de diálogo em Opções > Preferências do Projeto > Unidades de Trabalho para definir as unidades exibidas no Orientador. Para mais informações, leia sobre como inserir distâncias no Archicad.

wp-content_uploads_2019_02_A.01-Tracker-1024x574.png

Grelha Construtiva e Grelha Auxiliar

Grelha Construtiva e Grelha Auxiliar são fornecidos para ajudá-lo a tornar o desenho mais fácil. A diferença entre eles é que a Grelha é um vínculo invisível que pode ser usado opcionalmente para facilitar a modelagem, fazendo com que o cursor se ajuste a uma distância predefinida. A Grelha de Construção fica visível, pode ser rotacionada e se a opção "Ajustar à Grelha de Construção" estiver habilitada, os pontos de interseção da Grelha também podem ser ajustados. As Grelhas podem ser definidas separadamente para a Planta e qualquer Janela de Corte/Elevação, Documento 3D, Detalhe/Mapa ou Leiaute. Nota: na Janela Planta, as mesmas definições de Grelha serão usadas para todos os Pisos. Para mais informações, leia sobre Configurar Grelha Construtiva.

wp-content_uploads_2019_02_A.05-Construction-Grid-and-Snap-Grid-1024x574.png

Medir

A ferramenta Medir permite medir distâncias e áreas em 2D e também em 3D. É uma função temporária na tela e pode ser usada para uma verificação rápida. Se você deseja exibir o tamanho de um elemento permanentemente, use a Ferramenta Cota ou a Ferramenta Rótulo. Use a caixa de diálogo em  Opções > Preferências do Projeto Unidades de Trabalho para definir as unidades exibidas pela Ferramenta Medir.

wp-content_uploads_ac21_help_02-interaction_MeasureIconinToolbar.png

Para mais informações, leia sobre Ferramenta Medir.

 

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas