em 2026-06-08 11:28 AM
Tenho uma dúvida, como seria possível modelar esse tipo de piso? Tanto para o render quanto a extrair quantitativos de m². Não preciso de volume. E também preciso ser bem assertivo, pois tenho que fazer todo o detalhamento para ser enviado para a marmoraria. Grato.
Solucionado! Ir para Solução.
em 2026-06-08 03:14 PM
Olá,
Archicad é uma ferramenta vasta em soluções, não há uma método único para uma solução.
Caso eu estivesse com essa demanda, faria:
1. Desenharia o mosaico com linhas, com a arte desejada;
2. Criaria os materiais de pedras especificas a ser utilizada
3. Com a ferramenta laje + material desejado, iria selecionando os locais respectivos
4. Com o modelo finalizado, ou no decorrer da modelagem, faria uma tabela básica no inicio para extrair esses dados necessários.
05. Para o 3D, praticamente você já vai ter ele pronto, so dar o acabamento final no seu renderizador, ou não, o visualizador novo do Archicad ja quebra o galho.
em 2026-06-08 03:14 PM
Olá,
Archicad é uma ferramenta vasta em soluções, não há uma método único para uma solução.
Caso eu estivesse com essa demanda, faria:
1. Desenharia o mosaico com linhas, com a arte desejada;
2. Criaria os materiais de pedras especificas a ser utilizada
3. Com a ferramenta laje + material desejado, iria selecionando os locais respectivos
4. Com o modelo finalizado, ou no decorrer da modelagem, faria uma tabela básica no inicio para extrair esses dados necessários.
05. Para o 3D, praticamente você já vai ter ele pronto, so dar o acabamento final no seu renderizador, ou não, o visualizador novo do Archicad ja quebra o galho.
em 2026-06-09 05:00 PM
Muito obrigado pela resposta, vai me ajudar muito.
Sexta-feira - editado pela última vez Sexta-feira
Olá, @Adeilson , @Gabriel Conti ,
Ótima dica. Para situações semelhantes em que o piso se baseia em uma grelha uniforme, sugiro combinar essa estratégia com a ferramenta Parede Cortina:
Modele o(s) piso(s) modelo(s) com a ferramenta Laje
Salve o piso modelo como painel de parede cortina
Crie uma parede cortina com o método geométrico "Moldura" e configure os painéis para o(s) painel(is) personalizado(s) que criou.
Aqui, apesar de ter configurado as estruturas (frames) como invisíveis, defini no Esquema que as linhas entre os painéis são “divisões”. Outra opção seria usar estruturas (frames) para modelar o rejunte.
Para visualizar os detalhes do piso na planta baixa, use estas configurações de projeção:
Espero que essa dica seja útil num projeto futuro. Estou usando a versão INT do Archicad, por isso as imagens estão em inglês. Caso não tenha entendido alguma parte do processo, posso esclarecer.
Abraços!
Community Expert | GRAPHISOFT SE
Need help refining your Archicad skills?
Check our Modeling knowledge base for the best workflow + tips&tricks!