em 2019-10-16 11:00 AM - editado pela última vez em 2024-01-21 09:32 PM por Rita Gurjao
Se você ainda não instalou o Archicad, leia este artigo para aprender como fazer a instalação.
Abra o Archicad clicando no ícone/atalho, que pode estar na Mesa/Área de Trabalho. Você também pode começar a partir da pasta de instalação, usualmente:
No Windows : C:\Program Files\Archicad 27;
No Mac : /Applications/GRAPHISOFT/Archicad 27.
A Caixa Iniciar do Archicad:
A Caixa Iniciar do Archicad oferece as seguintes possibilidades:
Você também pode acessar os projetos exemplo e materiais de treinamento, da caixa de diálogo inicial do Archicad clicando em Primeiros Passos.
Mais tarde, este diálogo irá apresentar os projetos em que você tem trabalhado, como na imagem abaixo. Você pode escolher qual abrir entre eles facilmente, pelas imagens prévias. Você ainda será capaz de acessar os materiais de treinamento clicando no botão inferior destacado na imagem acima.
Se você ainda não tem uma licença, você pode utilizar uma versão Teste. Assumindo que você é novo no Archicad, nós iremos começar um novo projeto. Para isso, aperte o botão "Novo...". Utilizaremos o Template "AC Template" e o Ambiente de Trabalho "Perfil Arquitetura".
No topo da tela, a Barra de Abas mostra vistas abertas do projeto, como Plantas, Janela 3D, Cortes, Elevações. Elas são clicáveis como em um navegador de internet.
A Caixa de Ferramentas, no canto esquerdo, é dividida em quatro partes e contém todas as ferramentas necessárias para construir um modelo 3D e completar sua documentação. Dependendo do perfil escolhido ao iniciar o programa, as ferramentas serão diferentes.
1. A primeira parte contém ferramentas de Seleção;
2. A segunda contém ferramentas de Modelagem;
3. A terceira contém ferramentas de Pontos de Vista;
4. A quarta contém ferramentas de Documentação.
A direita, nós podemos ver o Pop-up do Navegador, que lista todos os aspectos do projeto - onde nós podemos mudar de pavimentos ou diferentes Vistas 3D, cortes, elevações e ter detalhes adicionais do projeto. Após navegar a parte selecionada do projeto, o Pop-up do Navegador fechará automaticamente.
Nós te encorajamos a testar e praticar conforme você avançar na leitura do artigo. Para ir praticando, você pode começar com o projeto de Exemplo do Archicad. Para isso, baixe o Projeto de Exemplo do Archicad.
O Navegador pode ser ativado permanentemente através do Pop-up do Navegador:
O Navegador também pode ser ativado permanentemente no menu Janela: Janelas > Paletas > Navegador.
Na parte mais baixa, a barra de Menus lista todos os comandos disponíveis, agrupados em ordem lógica:
Operações de Arquivo;
Funções de Edição;
Funções de Visualização;
Comandos e Ferramentas de Modelagem;
Comandos e Ferramentas de Documentação;
Menu de Opções para regulagem de definições básicas e Ambiente de Trabalho;
Menu Teamwork para os comandos necessários para o trabalho colaborativo;
Menu Janelas para regular a visibilidade de Barras de Ferramentas e Paletas.
Barras de Ferramentas disponibilizam acesso direto aos comandos frequentemente utilizados, para que você não precise acha-los na estrutura de menus. Existem diversas barras de Ferramentas no Archicad. Barras de Ferramentas agrupam comandos logicamente por funções e eles são acessíveis através de Janelas > Paletas > Barras de Ferramentas. Elas podem ser ligas e desligadas separadamente. Barras de Ferramentas são customizáveis, para que você controlar os comandos que precisa ter a mão.
A Caixa de Informações apresenta informações disponíveis (por padrão) das configurações da ferramenta selecionada ou características do elemento selecionado. Os campos na Caixa de Informações são customizáveis.
Existem uma variedade de diferentes Paletas disponíveis. Elas ajudam você na construção, modificação e localização dos elementos. Cada Paleta pode ser ligada ou desligada separadamente usando o comando Janelas > Paletas.
Conforme você vai ficando mais familiarizado com o Archicad, você saberá quais comandos são mais utilizados, quais paletas você mais gosta de manter aberta e flutuando e quais você prefere em um lugar fixo na sua tela. Você pode começar a ter diferentes preferências durante cada fase do projeto. Você pode customizar o Ambiente de Trabalho em diferentes esquemas e você pode combinar os esquemas armazenados em Perfis indo no menu Opções > Ambiente de Trabalho > Ambiente de Trabalho.
Ambientes de Trabalho personalizados no Archicad, que se ajustem às suas necessidades, te ajudarão a trabalhar de forma mais eficiente no Archicad.
Antes de uma pausa para o café, garanta que seu trabalho foi salvo. O Archicad não te relembra para salvar seu trabalho. O Archicad não salva mudanças automaticamente.
Utilize o comando Salvar no menu Arquivo. Ao salvar pela primeira vez um projeto, você precisará dar um nome a ele e definir um local para salvamento.
Mais tarde, apenas salve com um clique. Você pode utilizar o atalho padrão Ctrl/Cmd + S. Lembre-se de salvar o projeto antes de fecha-lo.
Você pode fechar o arquivo de três formas diferentes:
Você já deu o primeiro passo! Continue se preparando e torne-se um(a) especialista em BIM com nosso conteúdo disponível no Portal Educacional Graphisoft Learn! No Portal Learn, você pode encontrar Treinamentos Online Gravados, Treinamentos presenciais e ao vivo com Treinadores Certificados, Guias e Manuais, Webinars para o Brasil, Pacotes, Trilhas de Aprendizado e Certificações.
Aprenda mais sobre o Archicad em nossos treinamentos Archicad Primeiros Passos e Começando com o Archicad.