Temos muitas opções mas seria ótimo se pudéssemos editar as dimensões para evitar a criação de folhas personalizadas.
Gostaria que o archicad funcionasse em duas telas. Exemplo: uma tela com a planta baixa e outra com o 3d, ou cortes em uma tela e a outra com planta baixa. gostaria que eu pudesse escolher a quantidade de telas e o que ver em cada tela.
A ideia é que seja possível definir terminações diferentes no início e no fim do guarda-corpo, assim como foi recentemente implementado com as setas das linhas/polilinhas, o que possibilitaria, por exemplo, fazer o guarda-corpo no padrão da NBR 9050 de forma facilitada
As criação de propriedades através de expressões potenciam gestão de informação num projeto através da ligação de parâmetros e propriedades entre sim, como por exemplo criar nova propriedade de estimativa custo que multiplica propriedade de medição (ex: área m2) por valor de custo unitário (€). Infelizmente no Archicad só conseguimos tirar partido das expressões em tabelas de elementos. A informação dedicada à tabelas de Componentes, nomeadamente características de Materiais de Construção e de Componentes não está disponível para serem selecionados nas Expressões. Isto limita todo o potencial de extrair informação da tabela de componentes, ficando limitado aos elementos.
Gostaria de poder visualizar todos os equipamentos e acessórios de portas e janelas dentro dos mapas sem precisar fazer alterações manuais no GDL do Macro das Portas e Janelas - seria interessante que fosse algo de fácil acesso e alteração.
Gostaria que houvesse janela de correr de duas, três ou quatro folhas com caixa de persiana externa em monobloco (elemento único). O desejo vale também para portas-janela (de verga ao piso, para acesso de sacada por exemplo). Na posibilidade atual e janela onde a caixa de persiana é um acessório, a dimensão vertical da janela não inclui a caixa de persiana. A persiana não abre o "buraco" na alvenaria (na parte externa), sendo necessário uma operação entre sólidos, trabalhosa e não paramétrica à janela e/ou porta-janela.
Teria que vir com a opção de recolhedor da persiana embutido, colocado no lado esquerdo ou no lado direito e/ou duplo (am ambos os lados e com trilho no centro da janela). O recolhedor embutido pode gerar um perfil vertical a mais onde o recolhedor fica escondido)
Além disso, no padrão brasileiro de arquiteura esquadrias de uso em parede externa, em geral, não existe guarnição externa, somete interna. As esquadrias são 99,% das vezes colocadas rente a face interior das paredes, e esta condição deveria vir default.
Obrigado
Hi,
Any plans for an iPad version or app of Archicad? It would be great to have this add-on to support our creativity while commuting or in any waiting room. Something where we could draw floor plans, concept sketches and insights, and easily transfer these to the Archicad desktop.
MELHORIAS NA FERRAMENTA MALHA QUE POSSIBILITEM TRABALHAR MELHOR A TOPOGRAFIA, COM DADOS DE CORTE E ATERRO, POSSIBILIDADE DE CRIAR UMA CAMADA DE ASFALTO/CALÇADA, CRIAÇÃO DE TALUDES ATRAVÉS DE PARÂMETROS,
Gostaria demais da possibilidade de vincular elementos dentro do Archicad, semelhante ao que o Revit faz. Por exemplo: Eu conseguir vincular revestimentos passados na frente das paredes (método parede cebola), às portas e janelas de forma que as mesmas já "furem" esse revestimento. Vincular uma laje de piso ao contra piso, de forma que ao atualizar o módulo a camada de piso acompanhe a mudança de altura do contra piso. Vincular revestimentos ao forro, para que os mesmos possam sempre estar "morrendo" no forro, e ao mudar a altura do forro os revestimentos acompanhem por estarem vinculados.
Vincular objetos de layout ao piso, para estarem sempre no nível que foram colocados, evitando retrabalho ao modificar alguma altura ou módulo associado.
São diversos os usos para essa vinculação entre elementos, todos evitariam retrabalho e trariam um fluxo muito otimizado de trabalho para arquitetura e interiores.
Exemplo: um elemento construtivo que esteja no 1º pavimento apareça no 8º pavimento e não nos pisos entre o 1º até o 8º, hoje precisamos criar um vegetal novo só para esse elemento, para aparecer somente nos pavimentos que quisermos.
Opções de Pefil Complexo na Aba de Puxadores, com objetivo de aberturas 3D e projeções de abertura automáticas nas vistas.
Solicito que seja criado uma forma quando desenharmos um poligono ou zona no formato por exemplo de um "l" de poder achar o centro geométrico ou centroide.
Quando fiz um poligono desta forma no desenho atualmente aparece o centro como se fosse um quadrado Perfeito. O que não é o caso para centro geométrico que é outra posição que pode ver no desenho exemplo abaixo.
Esta informação é utilizada para calculo em pilares em L e também quando se faz simulação de iluminação extrena é necessa´rio saber o centro geométrico para fazer a avaliação.
Existe como fazer este calculo de forma matemática . foi meu caso e as linhas de ajuda foi utilizado SOMENTE para locar o ponto depois de caculado no desenho abaixo. A seta vermelha achei matematicamente e coloquei no desenho.
Existe esta ferramenta no
No AutoCAD: use o comando MASSPROP em uma região fechada.
Em softwares de GIS: há ferramenta de cálculo de "centroid" no menu de geoprocessamento.
Portas de correr com mais opções de folhas, precisamos de no mínimo 10 folhas.
As mesma porta precisa ter opções de trilhos, sendo usar um trilho para mais folhas ou um trilho para cada folha.
Seria de grande valia dispor de uma API ou interface de acesso ao Archicad via backend, permitindo a automação de tarefas rotineiras, tais como:
Essa capacidade de automação reduziria drasticamente o tempo gasto em operações manuais e repetitivas, além de aumentar a confiabilidade dos processos ao eliminar intervenções humanas em etapas críticas. A possibilidade de orquestrar ações no Archicad de forma headless (sem interface gráfica) seria um avanço significativo na gestão de fluxos de trabalho BIM em ambientes corporativos.
Nosso objeto de pontos elétricos já é paramétrico e bem diverso, mas poderia ser ampliado.
Atualmente nós temos pontos de interruptores, tomadas e rede básico. Segue lista de possíveis complementos:
Deixo que os colegas complementem com outros pontos possíveis.
Além disso, seria interessante que este objeto tivesse um parâmetro para que o usuário possa definir os limites de altura de tomada baixa, média e alta.
Existe uma demanda antiga na comunidade brasileira que são as barras de apoio para portas seguindo a NBR 9050.
Nós já temos em nossa biblioteca básica a porta com proteção na base e temos a barra de forma independente. Precisamos da barra como acessório para visualização 3D e 2D em planta.
Essa demanda poderia se alinhar com um desejo internacional de biblioteca de portas paramétricas universais
Podem desenvolver alguma ferramenta para verificação do desempenho ou verificação lumínico da edificação para atender a norma de desempenho.
Esta verificação pode ser de iluminação interna e externa.
Ou poder colocar algum plug-in .
Ou ainda verificara os existente e ver a possibilidade de exportação do arquicade para algum software existente.
Como Dialux, Honeybee e outros que existem
Existes vários de fonte aberta que podem conversar e desenvolver juntos.
Alguns que existe tem que desenhar novamente o voleume da edifiação o que é um disperdiço do trabalho já feito no arqchicad.
Assuto a pesquisar as vária forma de poder usar o archicada com plug-in ou ter a interação com algum existente.
Obrigado
Parabéns pelo desenvolvimento dos keynotes.
Ficou bem melhor esta forma de gerar uma tabela e associação de suas informações ao desenho, além da manipulação delas no layout ficou excepcional!!!!
Porém, para melhor gestão de informações (razão do BIM), concentrando ao máximo as informações em um único banco de dados, deixo abaixo algumas sugestões.
Aqui (imagem acima), você mantém a opção de keynotes com base em uma nota rápida, como está nesta versão, e mais:
código + superfície (acesso ao BD de superfícies, materiais
e código + propriedades
Com isso o Archicad praticamente zera o jogo e fica com um especificador com códigos e listagem em prancha bem
assertivo!
Ah, e se poder utilizar o método de manipulação/ajuste de todas as tabelas em layout, da mesma forma que a tabela de Keynotes, vai ser um avanço significativo!
Mais um desejo antigo que creio que sejam de muitos.... Paredes que hoje trabalhamos com camadas, como exemplo, BLOCO | REBOCO | ACABAMENTOS, muitas vezes num desenho queremos que essa camada do acabamento, pare na altura do forro para quantificação em tabelas, o que nao ocorre, e temos que precisar de algumas maneiras para que esses acabamentos por exemplo que adentram em entre forros não sejam quantificados.
Se pudermos ter essas camadas de paredes reguladas em altura, nao apenas espessura como funciona hoje, para que uma fica mais baixa que outra RESOLVERA muito na vida de projetos que fazem quantificação em tabelas do archicad!!!
A biblioteca de luminárias está Muito defasada em relação ao mercado. Tem que ter mais opções em Led, perfiles, embutidos de teto, embutido de solo, postes (para área externa como jardim) e balizadores para jardim também.