cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 
cancelar
Mostrando resultados para 
Pesquisar então 
Você quer dizer: 

Licenciamento BIMx

Rita Gurjao
Community Manager
Community Manager

 

RolandSzabo_4-1699434102908.png

BIMx é a solução de colaboração e apresentação de projetos multiplataforma da Graphisoft.

Neste artigo, você pode descobrir quais funcionalidades estão disponíveis no BIMx em diferentes plataformas, com ou sem uma licença, e o que é necessário para hospedar seus modelos no BIMx Model Transfer Service.

 

 

O novo licenciamento em nuvem baseado em contas da Graphisoft foi introduzido no BIMx em 27 de setembro de 2023. Veja seus benefícios descritos abaixo.


Índice

 

Login na conta Graphisoft


RolandSzabo_0-1699433020166.pngA partir de agora, para abrir modelos nos aplicativos BIMx Mobile (iOS&iPadOS, Android) e Desktop, você precisará fazer login com o Graphisoft ID. 


A integração do BIMx em nosso ecossistema (Archicad, BIMcloud, DDScad, etc.) com as contas da Graphisoft forma a base do modelo de licenciamento atualizado, ajudando-nos a aprimorar nossos serviços e a adaptar melhor o BIMx às necessidades de nossos usuários. O novo licenciamento em nuvem eliminou todos os custos do BIMx Pro, permitindo que você acesse recursos extras em várias plataformas com a mesma licença, o que não era suportado pelo licenciamento anterior.

 

  • A inscrição é simples e gratuita em https://id.graphisoft.com/user/register;
  • Você precisará fazer login uma vez e o BIMx o manterá autenticado por um ano se você estiver on-line. Você também pode usar o BIMx off-line por 7 dias sem fazer login;
  • O modelo de demonstração incorporado e os modelos em destaque do BIMx Model Transfer estão disponíveis sem login. Você também pode abrir um modelo sem fazer login no BIMx Mobile e no Desktop;
  • O BIMx Web não precisa fazer login no BIMx Model Transfer.

 

Aplicativo BIMx


BIMx Mobile (iOS/Android)

 

RolandSzabo_1-1699457439051.png

O BIMx Mobile está disponível gratuitamente nos sistemas operacionais móveis mais populares,  Android e iOS. Ele fornece todas as ferramentas para explorar e interagir com o Hiper-modelo:

  • modelos virtuais interativos (arquitetônico, estrutural, MEP, etc.) com vários recursos 3D, como modo de caminhada, sombras, opções de sombreamento, corte 3D, medição, etc.
  • toda a documentação 2D (com hiperlink para 3D), por exemplo, plantas baixas, seções, elevações, desenhos detalhados, cronogramas, descrições do fabricante, renderizações.
  • Dados BIM por exemplo, propriedades dos componentes do edifício, informações do projeto, sites vinculados.
  • recursos de colaboração que permitem que você participe de projetos de qualquer lugar.
 

Novo licenciamento em nuvem baseado em conta da Graphisoft

Faça login para obter mais recursos do BIMx, sem custo adicional!
Até 27 de setembro de 2023, determinados recursos de produtividade estavam disponíveis no BIMx Mobile com uma assinatura do BIMx Pro ou ao ingressar no BIMcloud. A maioria deles foi adicionada ao pacote padrão, veja a lista abaixo. As assinaturas mensais e anuais do BIMx Pro foram descontinuadas e não estão mais disponíveis na Apple App Store e no Google Play.

 

Os recursos Pro ficam disponíveis no BIMx Mobile ao fazer login na sua conta Grapphisoft com uma licença BIMx Pro atribuída - mesmo em vários dispositivos móveis em várias plataformas. O uso off-line dos recursos Pro também está disponível por 7 dias após a desconexão da rede.

 

Como acessar o recurso

 

O BIMx Pro é atribuído automaticamente a:

  • Conta Graphisoft de usuários de Assinatura (as Assinaturas incluem o BIMx Pro, consulte "Detalhes" no Portal de Gerenciamento de Licenças),
  • Administrador da Empresa, independentemente do tipo de licença sem assinatura
  • Usuários da chave do software Archicad Solo (SSA/Forward).

No caso de outros tipos de licença (por exemplo, chaves de hardware do Archicad e chaves de software do Archicad NET), as licenças de nuvem independentes do BIMx Pro estão disponíveis e o administrador pode atribuí-las. Leia mais sobre os tipos de licença Archicad aqui

O administrador da sua empresa (consulte as Perguntas Frequentes) ou o gerente de contratos precisa simplesmente atribuir a licença ou a assinatura do BIMx Pro (por exemplo, Archicad Collaborate) à sua conta Graphisoft, o que pode ser feito no Portal de Gerenciamento de Licenças. O BIMx reconhecerá a licença automaticamente dentro de 2 horas após a atribuição, ou imediatamente após sair e entrar novamente no BIMx. A Graphisoft ID da sua empresa tem direito à(s) licença(s) do BIMx Pro se a empresa tiver contratado, pelo menos, um dos seguintes serviços:

 

  • Assinaturas de Contratos de Serviço:
    • Contrato de Serviço de Software (SSA) para o Archicad
    • Graphisoft Forward
  • Assinaturas
    • Archicad
    • Archicad Solo
    • Archicad Collaborate
    • BIMcloud (localmente)
    • DDScad Electrical Collaborate

 

Por exemplo, o administrador de uma empresa que possui 2 chaves de hardware Archicad no SSA vê 2 licenças de nuvem "BIMx Pro" no Portal de Gerenciamento de Licenças. A licença pode ser atribuída a um membro por meio de "Alterar responsável":

RolandSzabo_0-1697116448514.png

Outros exemplos de configuração de licenciamento da empresa:

  • 3 chaves de software Archicad NET no SSA e 3 licenças BIMcloud (On Premises) disponibilizam 6 licenças de nuvem BIMx Pro;
  • as 5 assinaturas do Archicad Collaborate incluem 5 licenças do BIMx Pro, atribuídas com a licença de nuvem do Archicad Collaborate.

 

Comparação de novos recursos:

 

BIMx App para Dispositivos Móveis BIMx Padrão BIMx com Licença Pro BIMx no Teamwork
Hyperlinked 2D & Conteúdo 3D + + +
Cortes 3D versáteis + + +
Opções de Sombremento + + +
Projeção de sombras com posicionamento do sol preciso + + +
Informação do Elemento + + +
Sala Rótulos e informações + + +
Suporte para Google Cardboard VR + + +
Dados detecção em Mapas + + +
Acesse os elementos do BIMx por meio de hiperlinks + + +
Ferramenta Medir + + +
Modo de apresentação Galeria + + +
Tamanho ilimitado do modelo 3D (Fluxo de Dados) + + +
Salve Vistas Favoritas e crie apresentações + + +
Suporte paraAirPrint  (iOS) e Print (Android)  + + +
Rótulos Interativos + + +
Criação de Anotações   + +
Integrar bancos de dados externos (BIMx API)   +  
Mensagens do Teamwork do BIMcloud     +


BIMx Desktop

 

aplicativo BIMx Desktop tem a maioria dos recursos do aplicativo móvel e está disponível para dispositivos Windows e macOS. Todos os recursos dessa versão são totalmente gratuitos e não exigem nenhuma licença adicional. Leia mais sobre seus recursos no guia do usuário do BIMx Desktop

Você pode obter a versão mais recente no Microsoft Store e na Apple App Store.

 

BIMx Web

 

aplicativo BIMx Web está disponível nos navegadores, portanto, não é necessário fazer download de nenhum aplicativo para acessar a documentação do projeto. Ele foi desenvolvido paralelamente ao aplicativo para desktop, portanto, também tem a maioria dos recursos do aplicativo móvel. Leia mais no guia do usuário do BIMx Web.

O aplicativo do navegador está incorporado no

  • BIMx Model Transfer, e está disponível sem qualquer assinatura ou licença. Tudo o que você precisa é de uma conta Graphisoft para fazer upload de Hiper-modelos. A visualização de modelos no aplicativo da Web não requer o login com o Graphisoft ID. O serviço de transferência de modelos BIMx tem funções Premium (armazenamento privado, proteção por senha e incorporação de modelos) descritas abaixo.
  • BIMcloud as a Service e BIMcloud on-premises. O upload, a atualização e a visualização de hipermodelos exigem autenticação com a Licença de Usuário do BIMcloud. O BIMcloud atualmente hospeda uma versão mais antiga do BIMx. Antes de atualizarmos para a versão mais recente do BIMx Web (disponível no BIMx Model Transfer), recomendamos o uso do aplicativo Desktop para todos os recursos, como a ferramenta de medição e sombras.

 

Site BIMx Model Transfer

 

O site BIMx Model Transfer é um site no qual você pode armazenar e compartilhar seus modelos com outras pessoas e também abriga o BIMx Web Viewer. O BIMx Model Transfer permite armazenar modelos e atualizá-los (mesmo que parcialmente) nos aplicativos móveis diretamente da nuvem. Esse serviço está disponível gratuitamente para qualquer pessoa com um ID da Graphisoft. A visualização de modelos publicados não exige nenhuma autenticação ao abrir o URL do modelo (por exemplo, https://bimx.graphisoft.com/model/e1741614-826b-4412-a1da-a7b76ada0e6a)


Níveis funcionais

O Serviço tem os seguintes níveis funcionais também descritos nos Termos de Uso do BIMx Model Transfer.


1. Personalizar Funções

2. Funções básicas

  • 5 GB de armazenamento público "Meus modelos" estão disponíveis para todos após o login com o Graphisoft ID. Esse armazenamento está vinculado à sua conta Graphisoft. 

3. Funções da empresa

  • 5 GB de armazenamento público da empresa e outros disponíveis para os membros da conta da Graphisoft Empresa sem qualquer contrato de serviço ou assinatura. 

4. Funções premium

  • 10 GB de armazenamento privado da empresa e outros disponíveis para membros da conta da Graphisoft Empresa que possuam pelo menos um dos seguintes itens:
    • Assinaturas de Contratos de Serviço:
      • Contrato de Serviço de Software (SSA) para o Archicad;
      • Graphisoft Forward.
    • Assinaturas, por exemplo:
      • Archicad;
      • Archicad Solo;
      • Archicad Collaborate;
      • BIMcloud (localmente);
      • DDScad Electrical Collaborate.


Comparação de características de níveis funcionais:

 

Recursos do BIMx Model Transfer Visitante Básico Company Premium
Visualizar o modelo no BIMx Web Viewer + + + +
Download de modelos + + + +
Compartilhe o URL do modelo por e-mail, Twitter, etc  + + + +
Pesquisa entre modelos públicos + + + +
Faça upload de modelos para o armazenamento públicode 5 GB do site "Meus Modelos"    + + +
Apagar modelos;    +
Adicionar palavras-chave e descrição   + + +
Atualizar modelos do Archicad ou na interface da Web   + + +
Faça upload de modelos para o armazenamentopúblicode 5 GB da empresa       + +
Mover modelos entre pastas da empresa     + +
Faça upload de modelos para o armazenamento privado de 10 GBda empresa em        +
Adicionar proteção por senha a modelos privados       +
Alterar a visibilidade       +
Incorporar o modelo em seu próprio site       +

 

Criar Hiper-modelo BIMx


Você pode publicar modelos de informações de construção como Hiper-modelos BIMx do Archicad e do DDScad. Veja como publicar Hiper-modelos BIMx do Archicad aqui. Os dois métodos para publicar modelos também são descritos em artigos da base de conhecimento, consulte:

 

Você pode publicar Hiper-modelos BIMx com todos os tipos de licença do Archicad. No entanto, quando publicadas com licenças Educacional e Teste, as visualizações 2D são exibidas com marcas d'água nos cantos. Não é possível salvar no formato BIMx ao executar o Archicad sem uma licença (modo Demo).

 

Gostaria de aprender mais?

 

Você já deu o primeiro passo! Continue se preparando e torne-se um(a) especialista em BIM com nosso conteúdo disponível no Portal Educacional Graphisoft LearnNo Portal Learn, você pode encontrar Treinamentos Online GravadosTreinamentos presenciais e ao vivo com Treinadores CertificadosGuias e ManuaisWebinars para o BrasilPacotesTrilhas de Aprendizado e Certificações.

 

Aprenda mais sobre o BIMx em nosso treinamento Compartilhe seu Projeto Archicad com o BIMx.

 

Ainda tem dúvidas?

Confira outros conteúdos na nossa Comunidade

Continue navegando

Últimas soluções nos nossos fóruns

Perguntas resolvidas